Connect with us

País

Abelha gigante exótica está a propagar-se a um ritmo “vertiginoso” no continente

Published

on

A abelha gigante de resina (‘Megachile sculpturalis’), a primeira abelha exótica documentada na Europa, está a propagar-se a uma velocidade vertiginosa por todo o continente, indica um estudo divulgado na revista Science of the Total Environment.

Esta abelha invasora, detetada pela primeira vez na Península Ibérica em 2018, já colonizou grande parte dos países da Europa central “a um ritmo vertiginoso e os seus registos aumentaram 10 vezes nos últimos anos”, segundo o trabalho citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

O estudo publicado naquela revista científica internacional afirma que o processo da invasão da abelha na Europa está apenas no início, dado que a ‘Megachile sculpturalis’ colonizou apenas um quarto do território potencial que é capaz de invadir se forem tidas em conta as suas exigências ecológicas.

A espécie expande-se através das estradas, refugia-se nas cidades e as alterações climáticas não afetam a sua expansão, apenas a sua distribuição por toda a Europa, refere o trabalho, que contou com a participação do CREAF – Centro de Investigação Ecológica e Aplicações Florestais e da Universidade Autónoma de Barcelona.

Como a maioria das cerca de 2.000 espécies de abelhas existentes na Europa, esta é solitária e todas as fêmeas se reproduzem e criam o seu próprio ninho, em buracos que encontram ou fazem nos troncos das árvores, vivas ou mortas.

Estando concentradas em áreas urbanas, utilizam também construções humanas para nidificar, por exemplo buracos de tijolos, extraindo o pólen, quase exclusivamente, de algumas árvores ornamentais exóticas.

Segundo os biólogos, as alterações climáticas não deverão favorecer a potencial área de invasão da espécie na Europa, mas poderão modificar a sua distribuição, sendo esperada uma menor presença nas regiões mediterrânicas e uma maior no centro e norte do continente, bem como nas ilhas Grã-Bretanha, Irlanda e adjacentes.

Na Península Ibérica, a abelha gigante de resina concentra-se na costa leste, embora se preveja que chegue em breve às regiões da costa cantábrica.

Originária da Ásia oriental, esta abelha terá chegado à Europa por via marítima através do transporte de madeira e, apesar de o seu comprimento poder ser superior aos dois centímetros, não é agressiva.

Embora refiram que “as invasões biológicas são uma das principais causas da perda da biodiversidade no mundo”, os autores do estudo afirmam que “são limitados” os danos ecológicos e humanos que a abelha gigante de resina pode causar.

Ainda assim, consideram necessário vigiar a espécie para obter “mais conhecimento científico e avaliar corretamente a sua situação como espécie exótica invasora”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Guimarães8 horas ago

Detido por tentar atropelar 5 pessoas em Guimarães incluindo 3 inspetores da PJ

Um homem, de 59 anos, foi detido por cinco crimes de homicídio tentado, por tentar atropelar na via pública três...

País8 horas ago

Governo atribui 6,80 euros por cada colmeia afetada pelos incêndios

O Governo criou um apoio extraordinário de 6,80 euros por cada colmeia afetada pelos incêndios de 15 a 19 de...

Famalicão9 horas ago

Famalicão: Colisão entre mota e ligeiro faz um ferido em Landim

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo um veículo de...

Famalicão10 horas ago

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta terça-feira

Famalicão espera, esta segunda-feira, um dia sem chuva, embora com céus bastante nublados ao longo de todo o período diurno,...

Barcelos11 horas ago

Homem gravemente ferido após queda de 6 metros num acidente de trabalho em Barcelos

Um homem com cerca de 35 anos ficou gravemente ferido, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma queda em...

Famalicão11 horas ago

Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios

O Governo atualizou a lista de freguesias com explorações agrícolas afetadas pelos incêndios, no âmbito de um apoio total de...

Famalicão12 horas ago

Famalicão: Dois detidos com faca e taco de basebol após cenário de agressões este sábado

Dois homens, com 21 e 31 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública, este sábado, na cidade de Vila...

Famalicão12 horas ago

Famalicão: Gavião inaugurou novo relvado sintético e iluminação do seu Parque Polidesportivo

Realizou-se, este sábado, a inauguração do novo piso de relva sintética e sistema de iluminação com projetores LED do Parque...

Famalicão15 horas ago

Famalicão: Partido Socialista celebrou Magusto com centenas de militantes e simpatizantes

O Partido Socialista de Famalicão celebrou, nas ruas da cidade, este fim de semana, o seu Magusto, um momento que...

Famalicão16 horas ago

Famalicão: Coroas de Natal mais bonitas vão a concurso em Riba de Ave

A Junta de Freguesia de Riba de Ave promove, nesta quadra festiva, um concurso para criação de coroas natalícias, num...

Arquivo

Mais Vistos