Siga-nos nas redes

Economia

Covid-19: Restauração pede mudança de estratégia ao Governo depois de perdas de 70%

Publicado

em

Contabilizando perdas de faturação superiores a 70% no último trimestre e pedindo mais apoios, os restaurantes pedem uma “mudança de estratégia” ao Governo que ponha fim às restrições nos horários.

“Três meses de contínuas medidas restritivas provocam quebras abruptas de faturação, ascendendo os 70% de faturação em relação ao período homólogo”, adianta a associação nacional de restaurantes PRO.VAR, num comunicado hoje divulgado, no qual estabelece uma relação de causa-efeito entre esta quebra de faturação e “o aumento do desemprego (50.000 desempregados), encerramento parcial, falências e insolvências no setor (mais de 10.000 estabelecimentos)”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“A PRO.VAR entende que a estratégia adotada pelo Governo, na redução dos horários e encerramento dos estabelecimentos de restauração tem efeitos nulos no combate à Pandemia e grave consequências económicas para o setor”, defendem em comunicado, no qual alertam para o descontentamento crescente dos clientes.

Segundo a associação, “são agora os próprios clientes que se insurgem contra as medidas”, que manifestam a sua “incompreensão” relativamente aos horários reduzidos que promovem ajuntamentos e refeições apressadas em datas festivas, como o período de final de ano.

“A PRO.VAR deseja que neste novo ano o Governo altere a estratégia de restrições e pede mais fiscalização e fortes penalizações para quem não cumprir com as regras de segurança. Outro desejo, prende-se com os apoios, esperando que o Governo aprove”, pede a associação em comunicado.

Entre os apoios reivindicados estão um programa APOIAR 2.0 para cobrir parte dos custos fixos do último trimestre, “que se estimam ser de 1,4 mil milhões de euros, resultado de 70% de perda homóloga no valor de dois mil milhões de euros”.

Os restaurantes pedem ainda a isenção a 100% da Taxa Social Única (TSU); o aumento do apoio às rendas “em valor e em prazo”; e a redução do IVA na restauração, “para permitir uma recuperação mais célere”.

Portugal contabiliza pelo menos 6.972 mortos associados à covid-19 em 420.629 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

O Governo decidiu manter as medidas previstas para o Natal, mas agravou as do período do Ano Novo, com recolher obrigatório a partir das 23:00 de 31 de dezembro, e a partir das 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

É também proibido circular entre concelhos entre as 00:00 de 31 de dezembro e as 05:00 de 04 de janeiro.

O funcionamento dos restaurantes em todo o território continental é permitido até às 22:30 no último dia do ano, e até às 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 3 minutos

FC Famalicão: Muitos querem Gustavo Sá mas a cláusula é de 50 milhões lembra Miguel Ribeiro

Com o final em vista de mais uma época da I Liga cresce o interesse pelo médio do FC Famalicão...

Famalicãohá 50 minutos

IX Expedição a Marrocos do CAF – As dificuldades dos últimos dias revelaram um grupo muito unido e sempre a sorrir (fotos)

A caminhar para o final da aventura marroquina, as duas últimas etapas da IX Expedição do CAF, foram bastante difíceis...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Rodrigo Pereira e Francisco Silva conquistam medalhas de ouro pela Seleção Nacional de Natação

Os atletas do GD Natação de Famalicão Rodrigo Pereira e Francisco Silva conquistaram ambos medalhas de ouro no Campeonato Dual...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

DJ Padre Guilherme e D. Jorge Ortiga oferecem disco da JMJ ao Papa Francisco

Padre Guilherme, DJ e pároco das freguesias de Amorim e Laúndos, da Póvoa de Varzim e o Arcebispo Emérito de...

Paíshá 3 horas

GNR inicia campanha de segurança para os peregrinos de Fátima

A Guarda Nacional Republicana leva a cabo, neste início do mês de maio a operação Peregrinação Segura 2024, dedicada ao...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Interveniente em acidente recusa efetuar teste do “balão” e acaba detido

Na cidade de Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve umcidadão com 38 anos de idade no decurso de um...

Desportohá 4 horas

Hóquei: Miguel Viterbo substitui Jorge Ferreira no comando técnico da equipa sénior do FAC

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, esta quarta-feira, em Braga, a...

Regiãohá 5 horas

Acidente com camião provoca um ferido e longas filas de trânsito em Vila do Conde

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo três veículos ligeiros e um...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Intervenção para recuperação e valorização das zonas ribeirinhas em curso em Lousado

Encontram-se em andamento as ações de recuperação e valorização da hidrográfica da Bacia do Ave, especificamente no segmento do Rio...

Famalicãohá 5 horas

ATUALIZAÇÂO: Duas vítimas encarceradas após despiste em Gavião

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um despiste seguido de capotamento de um veículo ligeiro...

Arquivo

Mais Vistos