Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Efeitos da vacina só serão sentidos no Outono “na melhor das hipóteses”

Publicado

em

Apesar de a campanha de vacinação contra a covid-19 ter início este mês, a Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde alertou hoje que, os efeitos não serão sentidos antes do outono, “na melhor das hipóteses”.

A entidade, que tem como objetivos, entre outros, a promoção da gestão de organizações de saúde e a divulgação da investigação em gestão na saúde, divulgou hoje o alerta em comunicado, tendo a direção admitido estar preocupada com algumas reações negativas da população, nomeadamente quando é indicada uma data para a sua vacinação com base no simulador do SNS/DGS.

“Embora a vacinação se inicie no concreto no decorrer deste mês, os efeitos benéficos da mesma não se sentirão na comunidade seguramente antes do outono na melhor das hipóteses”, avisa a sociedade, avançando exemplos de calendarização das vacinas.

“Uma pessoa de 85 anos que não tenha aparentemente nenhuma doença grave só deverá ser vacinada em abril ou maio deste ano se as regras atuais forem mantidas. Se a pessoa tiver 55 anos ainda nem sequer tem data provável, sendo que a sua vacinação poderá acontecer por cálculo simples lá para junho/julho ou até mais tarde”, refere.

Sublinhando que a chegada a Portugal do primeiro lote de vacinas antes do fim de 2020 “foi apenas um ato simbólico que visou mostrar uma luz de esperança aos europeus e ao mundo”, a Sociedade de Gestão de Saúde garante que a ideia de que o fim da pandemia está “já ao virar da esquina”, não é verdade.

“A escolha preferencial de profissionais de saúde de apenas alguns hospitais centrais para as primeiras vacinações terá sido uma estratégia do Ministério da Saúde para criar na comunidade uma dose razoável de confiança na vacinação e nunca um prémio pelo trabalho de profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na luta contra o covid-19”, refere.

Ainda assim, a entidade admite que essa decisão “poderá dar a oportunidade de um funcionamento a 100% de todas as unidades de saúde do SNS já no fim deste mês”.

Com isto, poderá ser possível “recuperar parcial, mas rapidamente aquilo que se perdeu em 2020 de milhares de consultas, exames e cirurgias que deveriam ter sido efetuadas”.

No entanto, apesar de ser possível “ver uma luz ao fundo do túnel”, o caminho a percorrer ainda é longo e “é preciso manter a guarda”, avisa.

“A quantidade de vacinas a chegar a Portugal tem vários imponderáveis e ninguém poderá garantir o número e o momento exato da chegada das mesmas”, refere a direção da Sociedade de Gestão de Saúde, reiterando que ainda não mudou nada no controlo da pandemia e recomendando que se continue “o seu esforço de contenção e cuidados de acordo com as regras já conhecidas”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.827.565 mortos resultantes de mais de 83,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Portugal contabiliza pelo menos 7.045 mortos associados à covid-19 em 423.870 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

O Governo decidiu manter as medidas previstas para o Natal, mas agravou as do período do Ano Novo, com recolher obrigatório a partir das 23:00 de 31 de dezembro, e a partir das 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

É também proibido circular entre concelhos entre as 00:00 de 31 de dezembro e as 05:00 de 04 de janeiro.

O funcionamento dos restaurantes em todo o território continental é permitido até às 22:30 no último dia do ano, e até às 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Ministra da Saúde elogia “projeto virado para o futuro”” da Misericórdia de Riba d’Ave

Um projeto virado para o futuro. Foi desta forma que a ministra da Saúde classificou o CIDIFAD – Centro de...

Famalicãohá 9 horas

Concerto sinfónico de Natal na igreja Matriz de Famalicão nesta sexta-feira

A magia da música natalina chega a Vila Nova de Famalicão esta sexta-feira, com um Concerto Sinfónico de Natal imperdível,...

Famalicãohá 9 horas

Presépio Vivo em Riba de Ave promete encantar nos dias 28 e 29 de dezembro

No próximo fim de semana, dias 28 e 29 de dezembro, o Parque do Adro da Igreja, em Riba de...

Paíshá 22 horas

Corpo encontrado em Gaia comparado com o de jovem de 26 anos desaparecido desde 03 de dezembro. Família não perde a esperança

Depois de avançada a notícia do aparecimento do corpo de um homem em avançado estado de decomposição, na praia da...

Economiahá 23 horas

Já está disponível a FAMA PLAY – a primeira versão do novo serviço interativo da Fama Rádio e Televisão

Foi lançada nesta quinta-feira, 19 de dezembro, a primeira versão da nova aplicação interativa da Fama Rádio e Televisão. A...

Paíshá 24 horas

Roubo de cordão de ouro leva à detenção de 4 pessoas em Vila Nova de Gaia

Militares da Guarda Nacional Republicana procederam á detenção de quatro pessoas na sequência de um crime de roubo. De acordo...

Paíshá 1 dia

Entregas de Natal comprometidas após greve dos trabalhadores da distribuição a 24 e 31 de dezembro

Os trabalhadores da distribuição convocaram uma greve para os dias 24 e 31 de dezembro, em luta por aumentos salariais,...

Famalicãohá 1 dia

Meteorologia: Famalicão espera sol, céus limpos e máximas de 13 graus esta sexta-feira

Famalicão espera uma sexta-feira de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: novos parques verdes do Pelhe e de Sinçães Norte arrancam no próximo ano

A Câmara de Famalicão vai arrancar no próximo ano com a construção do Parque de Pelhe e do Parque Urbano...

Famalicãohá 1 dia

GNR deteve homem de Famalicão suspeito traficar cocaína e heroína na zona do Porto

Uma operação da GNR de Santo Tirso levou militares desta força a Famalicão e ao Bairro do Lagarteiro, no Porto,...

Arquivo

Mais Vistos