Siga-nos nas redes

País

Hospital de São João do Porto passa a contar com robot para cirurgias “mais complexas”

Publicado

em

O Hospital de São João, no Porto, vai realizar, a partir de 2023, cirurgias com robot cirúrgico, um equipamento orçado em mais de um milhão e meio de euros que permitirá realizar operações “mais complexas”, revelou hoje a responsável.

Atualmente, em Portugal e no Serviço Nacional de Saúde (SNS), só o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, dispõe de um robot cirúrgico, mas esta realidade é diferente em outros países europeus que dispõem, em alguns casos, e dois ou mais robots por hospital.

A diretora da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Cirurgia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) contou que a aquisição deste robot é “um sonho antigo”, porque pode “em muito beneficiar quer o trabalho do cirurgião quer a vida dos utentes”.

“Para o cirurgião é bom em termos ergonómicos. O cirurgião está numa consola e vai controlando os movimentos do braço do robot. Para o doente, vai ser possível realizar cirurgias mais complexas e com maior radicalidade. Também permite uma maior recuperação pós-operatória, menores perdas hemáticas e menos tempo de internamento”, descreveu Elisabete Barbosa.

Em causa está um equipamento que elimina algumas das dificuldades que os cirurgiões têm, nomeadamente no que se refere aos graus de rotação.

Ou seja, um pulso humano, ao manipular instrumentos, consegue atingir determinados graus de rotação, enquanto o braço de um robot tem maior liberdade.

Salvaguardando que “é sempre o cirurgião quem comanda a máquina”, a diretora da UAG de Cirurgia do CHUSJ explicou que o recurso a um robot cirúrgico permitirá ao cirurgião “melhor acesso a alguns locais anatómicos”.

No Hospital de São João o arranque da cirurgia robótica está programado para 2023, começando pela urologia, ginecologia e cirurgia geral.

Elisabete Barbosa deu o exemplo de uma cirurgia que tem como objetivo tratar um tumor na próstata: “O robot tem melhor acesso a essas zonas, podendo potenciar uma melhor excisão dos gânglios metastizados”, exemplificou.

Outra das vantagens deste equipamento passa por eliminar o trémulo do cirurgião porque, como apontou a responsável, “mesmo um cirurgião muito seguro e experiente às vezes pode tremer”.

Elisabete Barbosa também frisou a importância de mais um centro hospitalar da rede do SNS poder realizar cirurgia robótica, uma vez que este recurso existe em alguns hospitais do setor privado, ao qual, por razões económicas, nem todas as pessoas têm acesso.

“Há anos que queríamos iniciar a cirurgia robótica que já está validada para várias áreas. É algo em que Portugal deve investir. Enquanto aqui, nos congressos, ainda discutimos as vantagens da cirurgia laparoscópica convencional [através de pequenas incisões e com o cirurgião a manipular os instrumentos] face às vantagens da cirurgia aberta, em qualquer congresso internacional, eles comparam a cirurgia robótica com a laparoscópica”, referiu Elisabete Barbosa.

A compra deste robot cirúrgico foi adjudicada na quinta-feira na reunião do conselho de administração do CHUSJ.

A instalação do equipamento obrigará a obras de adaptação nos blocos operatórios do hospital, algo que a diretora da UAG de Cirurgia garante que “não será muito difícil, nem entrave”.

Quanto à formação de profissionais, Elisabete Barbosa explicou que foram escolhidas equipas de dois cirurgiões com “muita experiência em laparoscopia para que a aprendizagem seja mais célere”.

“E quando esses cirurgiões estiverem certificados, dão formação a outros cirurgiões. A existência de um robot vai levar a mais procura, mas o que desejamos é que todos os hospitais da escala do São João consigam adquirir um robot. É isso que faz sentido a nível nacional”, concluiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 30 minutos

ASAE fiscalizou transporte de azeite, carnes e outros em 50 pontos do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou desde as 20:00 de quarta-feira e até às 08:00 de hoje cerca...

Bragahá 1 hora

Homem gravemente ferido após acidente durante corte de árvore em Fafe

Um homem ficou gravemente ferido, na tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na zona de Felgueiras,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão sob “aviso amarelo”: Chuvas fortes e trovoada esperadas esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um agravamento das condições meteorológicas registadas nos últimos dias, de acordo com as previsões do Instituto...

Paíshá 3 horas

Norte: PJ investiga alegada violação de dois utentes de um lar de idosos em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga vai investigar uma alegada violação que terá envolvido dois utentes de um lar de...

Paíshá 3 horas

Motociclos sob novas regras: Inspeções, estacionamento, impostos e outras alterações em vigor desde o dia 01 de abril

O mês de abril chegou com novas regras para os motociclistas, tanto no que diz respeito ao Código da Estrada,...

Paíshá 4 horas

Braga/Porto: PJ fez buscas em diversos organismos públicos esta quinta-feira

A Polícia Judiciária (PJ) tem em curso buscas em vários organismos públicos em Braga, Porto e Lisboa, por suspeitas relacionadas...

Bragahá 5 horas

Esposende: Ponte D. Luís Filipe encerrada para reabilitação estrutural entre 07 e 17 de abril

A ponte metálica de Fão, em Esposende, no distrito de Braga, vai estar encerrada ao trânsito a partir de segunda-feira...

Paíshá 6 horas

Faleceu ex-ministro da Saúde e Secretário de Estado Paulo Mendo. Tinha 92 anos

O médico Paulo Mendo, que foi secretário de Estado, por duas vezes, e ministro da Saúde, entre 1993 e 1995,...

Regiãohá 7 horas

Faleceu o Padre Fernando Campos natural da Trofa que passou por Vila do Conde, Santo Tirso e Ovar

Faleceu, esta terça-feira aos 92 anos, o padre Fernando Campos, natural da Trofa, ex-vigário cooperador em Santo Tirso e pároco...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão/INAC: Entidade gestora do Central Park esclarece envolvimento no caso e garante ter “sempre procurado soluções”

Depois de uma notícia avançada esta terça-feira, na se informa que o Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC) diz...

Arquivo

Mais Vistos