Siga-nos nas redes

País

Fenprof estima que mais de 100 mil alunos estejam sem aulas

Publicado

em

A Fenprof estima que haja mais de 100 mil alunos sem todos os professores atribuídos, um problema que afeta escolas de todo o país e que se poderá agravar nos próximos tempos.

“Posso afirmar sem medo de errar que são certamente mais de 100 mil alunos” sem todos os professores atribuídos, avançou hoje o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, durante uma conferência de imprensa em que revelou os resultados de um inquérito realizado junto das escolas de todo o país.

O levantamento realizado entre os dias 16 e 23 de setembro com base nas respostas de 27% das escolas do país revelou que a falta de docentes abrange praticamente todas as disciplinas e todas as zonas do país.

“Nestas duas semanas, até dia 23, o ano letivo abriu com ¾ das escolas, ou seja, 73,7% a terem falta de professores”, disse Mário Nogueira, explicando que existem situações muito dispares que vão desde estabelecimentos de ensino onde faltam apenas um docente até casos em que faltam 34: “Tudo aconteceu nas escolas”, disse.

Em 73,7% das escolas faltavam sobretudo professores de Informática, Físico-Química, Português, Matemática, Biologia-Geologia, mas também de educadores de infância e professores do 1.º ciclo, segundo os resultados do levantamento.

Em muitos estabelecimentos de ensino, a falta de professores está a ser colmatada com o recurso a não profissionalizados, “jovens que não optaram pela profissão de professor mas que acabaram por optar por vir dar aulas”, explicou Mário Nogueira.

A situação é mais notória na zona de Lisboa e Algarve, onde “60% das escolas e agrupamentos já tinha recorrido, só nas duas primeiras semanas de aulas, a pessoal não profissionalizado para dar aulas”.

Mário Nogueira criticou esta medida: “Eu gostava de ver as pessoas a submeterem-se a uma cirurgia por gente sem habilitação própria, fazer uma viagem de avião com um piloto sem curso porque já não havia dos outros, mas para as escolas vai-se resolvendo”.

No resto do país, a situação é mais residual. No norte, por exemplo, só 2,7% das escolas recorreu a professores apenas com habilitação própria e, no centro do país, a situação ocorreu em 20% das escolas.

No “retrato do que foi o início do ano letivo”, a Fenprof identificou também a falta funcionários: “Em metade das escolas e agrupamentos deu-se a abertura com falta de trabalhadores não docentes”, disse Mário Nogueira.

Segundo o secretário-geral, a falta de funcionários está a levar as direções de algumas escolas a “obrigar professores a fazer o papel de assistentes operacionais”.

No 1.º ciclo, há diretores a pedir aos professores que fiquem a tomar conta das crianças durante os intervalos, segundo informações que chegaram à Fenprof e foram hoje reveladas por Mário Nogueira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 21 minutos

Meteorologia: Famalicão espera sol, céus limpos e máximas de 13 graus esta sexta-feira

Famalicão espera uma sexta-feira de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: novos parques verdes do Pelhe e de Sinçães Norte arrancam no próximo ano

A Câmara de Famalicão vai arrancar no próximo ano com a construção do Parque de Pelhe e do Parque Urbano...

Famalicãohá 2 horas

GNR deteve homem de Famalicão suspeito traficar cocaína e heroína na zona do Porto

Uma operação da GNR de Santo Tirso levou militares desta força a Famalicão e ao Bairro do Lagarteiro, no Porto,...

Famalicãohá 3 horas

Mau tempo: deslizamento de terras provoca estragos em Joane

Um deslizamento de terras na noite desta quarta-feira, em Joane, inundou ruas de lama e de detritos, que chegaram também...

Paíshá 3 horas

Iniciativa “Ligue Antes, Salve Vidas” já retirou mais de 300 mil doentes não prioritários das urgências dos hospitais

Cerca de 350 mil doentes foram retirados das urgências hospitalares desde que o projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’, que obriga...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: O Grupo Motard Vale Sobre Rodas quer “Fazer as Crianças Sorrir” neste Natal

O Natal é tempo de partilha, de união e de pequenos gestos que fazem uma grande diferença. Inspirados por este...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Município promove campanha de separação dos biorresíduos

A Câmara Municipal renova a promoção da sua campanha de separação de biorresíduos “Vamos Tratar do Resto”. Visando sensibilizar a...

Paíshá 6 horas

Região Norte tem o maior número de freguesias para desagregar. Conheça aqui a lista completa

O grupo de trabalho parlamentar sobre a desagregação de freguesias validou 124 propostas de desagregação de uniões de freguesia, o...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Homem detido por conduzir com carta de condução apreendida

Elementos da Polícia de Segurança Pública de Famalicão procederam à detenção de um homem de 54 anos de idade, pelo...

Paíshá 7 horas

Homem de 56 anos que furtava em residências detido pela GNR na Maia

A Guarda Nacional Republicana da Maia procedeu à detenção de um um homem de 56 anos por furto numa residência...

Arquivo

Mais Vistos