Siga-nos nas redes

Economia

Mais de metade dos empregados no setor do turismo à procura de emprego noutras áreas. Crise de mão de obra mantém-se

Publicado

em

O sector do turismo em Portugal enfrenta mais um desafio no que toca à mão-de-obra.

Embora as lutas do sector para contratar trabalhadores tenham sido amplamente divulgadas, um novo estudo revelou que a maioria dos trabalhadores do sector do turismo em Portugal está a planear abandonar o sector em menos de cinco anos.

De acordo com o jornal Expresso, o estudo da empresa de trabalho temporário Eurofirms descobriu que 58% dos actuais trabalhadores do turismo estão à procura de trabalho noutro sector.

O estudo foi realizado em Maio de 2022 e baseia-se nas respostas de mais de 500 trabalhadores do turismo, que também explicaram quais as questões que os levam a querer abandonar o sector: 61% culpam-no de trabalho ocasional; 41,8% dizem não conseguir equilibrar a sua vida profissional com a sua vida familiar devido aos horários agitados; e 54% dizem não ganhar mais de 800 euros de salário bruto mensal.

“Este retrato do sector ajuda a explicar as dificuldades que tem enfrentado na contratação e manutenção dos trabalhadores. O turismo é conhecido pelos seus horários difíceis, baixos salários e emprego temporário”, salienta o Expresso.

A escassez de trabalhadores no sector turístico do Algarve continua a ser um dos maiores desafios do sector, disse Hélder Martins da Associação de Hoteleiros do Algarve (AHETA) na semana passada ao Residente.

“Já estamos a trabalhar neste sentido; estão a ser realizadas reuniões e estão a ser feitos esforços para trazer trabalhadores de outros países para Portugal”, disse Martins.

“Mas há questões com esta estratégia que persistem”. Estas pessoas precisam de um lugar para viver, e simplesmente não há alojamento suficiente e acessível no Algarve”, disse Martins, acrescentando que os hotéis e estabelecimentos turísticos não têm meios para cobrir as suas rendas.

E embora o Verão de 2022 possa descer como um dos melhores – se não o melhor – que o sector turístico do Algarve alguma vez viu, as empresas estão a ver a sua sobrevivência em jogo com os custos crescentes de tudo, desde a alimentação à energia.

Alguns hotéis estão a ver as suas contas de energia mais do dobro – aumentos que o chefe hoteleiro avisa que podem forçar algumas empresas a “fechar definitivamente”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 3 horas

Famalicão: EARO com dois pódios nos Nacionais de Milha de Estrada

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EAR), de Joane, Famalicão, subiu ao pódio por duas vezes  nos Campeonatos Nacionais de...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Turbina regressa a S. Simão de Novais no dia 1 de maio

A freguesia de S. Simão de Novais, em Famalicão, recebe, no próximo dia 1 de maio, mais uma edição da...

Famalicãohá 10 horas

Sessão solene comemorativa do 25 de Abril em Famalicão

Famalicão assinalou, esta sexta-feira, a Revolução dos Cravos, com a tradicional Sessão Solene da Assembleia Municipal evocativa e comemorativa do...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Artur Sá da Costa lança “Memórias de Uma Revolução Popular”  

“Memórias de Uma Revolução Popular”. Assim se chama a mais recente obra do famalicense Artur Sá da Costa que é...

Famalicãohá 23 horas

Famalicão: Fátima Lopes e Eduardo Sá são os oradores convidados para o Dia da Família

Famalicão assinala, em maio, o Dia da Família, com uma sessão de conversas sobre este tema e Direitos Humanos, a...

Regiãohá 23 horas

Camionista gravemente ferido após despiste na A3 em Santo Tirso

O motorista de um camião ficou ferido, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um despiste, no segmento Sul-Norte da...

Bragahá 23 horas

AF Braga: Guarda-redes acusado de agredir árbitro nas Taipas suspenso por 16 meses

 O Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Braga suspendeu por 16 meses o guarda-redes Marco Pinto, acusado de...

Paíshá 1 dia

Elevada concentração de pólen na atmosfera a partir desta sexta-feira

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) alertou esta quinta-feira os doentes alérgicos para a elevada concentração de...

Desportohá 1 dia

FC Famalicão está com força para “lutar pela vitória” na receção ao Braga

O treinador do Famalicão anteviu hoje um “grande jogo de futebol” frente ao Sporting de Braga, na 31.ª jornada da...

Barceloshá 1 dia

Barcelos: PJ detém suspeito de roubar estudante com arma de fogo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 45 anos suspeito de roubar um jovem estudante, em Barcelos, com recurso...

Arquivo

Mais Vistos