Siga-nos nas redes

Mundo

Finlândia vai impedir completamente entrada de turistas russos no país

Publicado

em

Helsínquia anunciou, sexta-feira, a intenção de impedir completamente a entrada de turistas russos no país, mesmo que tenham visto, alegando que estes podem causar “um grave prejuízo para a posição internacional da Finlândia”.

A media, que entrará em vigor “o mais rápido possível”, foi acordada esta sexta-feira pelo presidente finlandês, Sauli Niinistö, e pelo Comité de Relações Exteriores e Segurança do Governo finlandês, em resposta à crescente chegada de cidadãos russos, após o decreto de mobilização de reservistas para a guerra na Ucrânia anunciado por Vladimir Putin.

“Todos os turistas serão impedidos de cruzar a fronteira. Isso aplica-se tanto àqueles que viajam com vistos Schengen emitidos anteriormente pela Finlândia como aos que viajam com vistos Schengen emitidos por outros países”, disse o ministro do Exterior finlandês, Pekka Haavisto, em conferência de imprensa.

Segundo Haavisto, as novas restrições começarão a ser aplicadas, provavelmente, a partir da próxima semana, assim que estiver concluída a preparação técnica e jurídica da medida.

O chefe da diplomacia finlandesa esclareceu ainda que o veto não irá afetar os cidadãos russos que cheguem ao país por motivos familiares, profissionais, escolares ou humanitários.

A Finlândia junta-se, desta forma, às três repúblicas bálticas (Estónia, Letónia e Lituânia) e à Polónia, que aplicaram medidas semelhantes desde segunda-feira, alegando que a entrada de turistas russos nos seus países pode colocar em perigo a segurança nacional.

A Finlândia, que partilha com a Rússia a maior fronteira da União Europeia (1.340 quilómetros), é hoje o único país do bloco europeu que aceita a entrada de cidadãos russos com vistos emitidos pelos seus próprios serviços consulares ou por qualquer outro país do espaço Schengen.

As autoridades finlandesas tentaram, sem sucesso, que a União Europeia concordasse em proibir a concessão de vistos de turismo aos cidadãos russos, mas a falta de acordo acabou por transformar o país numa grande porta de entrada de russos na Europa comunitária.

Com as ligações aéreas e ferroviárias cortadas pelas sanções europeias contra Moscovo, milhares de russos continuam a chegar diariamente à Finlândia, a maioria dos quais através dos quatro postos fronteiriços no sudeste do país, em Vaalimaa, Nuijamaa, Imatra e Niirala.

O anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, de que 300 mil reservistas seriam mobilizados para lutar na Ucrânia provocou um aumento imediato de tráfego fronteiriço com destino à Finlândia.

Nesse mesmo dia, 4.403 cidadãos russos cruzaram a fronteira sudeste, normalmente a mais movimentada, devido à proximidade com São Petersburgo, um aumento de 57% em relação ao mesmo dia na semana anterior, enquanto na quinta-feira fizeram-no 5.959 pessoas, 107% a mais do que no período homólogo da semana anterior.

“As empresas são feitas com pessoas, mas há pessoas que fazem a diferença. Hoje é dia de homenagear o nosso Sr. José Pires, motorista da DVM. É um exemplo para todas as gerações, principalmente, para as mais jovens, por todo o tempo de dedicação, empenho e boa disposição com que se dedicou à DVM. Estamos gratos e orgulhosos de vê-lo chegar à idade da reforma com uma energia contagiante e na nossa companhia. Faz parte da nossa história e esperamos que do futuro, também”, pode ler-se na publicação feita na página oficial da empresa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 3 horas

Operação ‘Páscoa em Segurança 2025’: PSP Realiza 88 Detenções e Reforça Condução Segura

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou que, no primeiro dia da operação “Polícia Sempre Presente: Páscoa em Segurança 2025”,...

Famalicãohá 8 horas

Frutivinhos celebra 65 anos com inauguração de novas instalações

A Frutivinhos – Adega Cooperativa de Vila Nova de Famalicão assinala este sábado, 12 de abril, um marco importante na...

Famalicãohá 9 horas

Gala comemorativa dos 50 anos do Grupo Recreativo de Gavião

O Grupo Recreativo de Gavião celebrou, no passado dia 6 de março, meio século de existência. Cinquenta anos de história,...

Paíshá 9 horas

Preço do borrego dispara na Páscoa devido à língua azul

Na véspera da Páscoa, o preço do borrego atingiu valores recorde, impulsionado pela escassez provocada pela doença da língua azul....

Paíshá 9 horas

Preço do borrego dispara na Páscoa devido à língua azul

Na véspera da Páscoa, o preço do borrego atingiu valores recorde, impulsionado pela escassez provocada pela doença da língua azul....

Economiahá 21 horas

Governo português alerta para possível invasão comercial da China

 O ministro da Coesão Territorial afirmou hoje que, independentemente do futuro da guerra comercial, nada ficará igual e alertou para...

Bragahá 23 horas

Braga: Suspeito de agressão física e psicológica sobre a companheira detido pela GNR

A GNR deteve um homem de 58 anos suspeito de agredir física e psicologicamente a companheira, de 44 anos, em...

Paíshá 23 horas

Proprietários pedem extensão do prazo para a limpeza de terrenos

A gestão de faixas de combustível em terrenos florestais visa prevenir fogos rurais, mas a Federação Nacional de Associações de...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: “Aviso amarelo” para chuva, granizo e trovoadas mantém-se este sábado

Mantém-se este sábado o “aviso amarelo”, em vigor desde esta sexta-feira, depois de uma série de dias de sol e...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Criança de 2 anos ferida após acidente rodoviário em Vermoim

Uma criança de dois anos ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequencia de uma colisão rodoviária entre dois veículos...

Arquivo

Mais Vistos