Siga-nos nas redes

País

Governo salienta combate à violência doméstica contra crianças e idosos

Publicado

em

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares destacou hoje prioridades do Governo no combate à violência doméstica, particularmente contra crianças e idosos, e afirmou estar a preparar novas medidas para reforçar a inclusão das jovens famílias imigrantes.

Esta posição foi transmitida por Ana Catarina Mendes na Nazaré, durante a sessão de encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, após ter elogiado a prioridade concedida pela bancada socialista ao combate à violência doméstica.

De acordo com a ministra, 95% do território nacional está coberto para dar resposta às vítimas de violência doméstica. Ana Catarina Mendes adiantou que o investimento do Governo na luta contra este flagelo social irá prosseguir no próximo Orçamento do Estado.

“O repto que deixo é que não se olhe apenas para a violência doméstica contra mulheres, que representa cerca de 53% do total de casos. Das vítimas, 43% são crianças”, acentuou a dirigente socialista e ex-líder parlamentar do PS.

Ana Catarina Mendes considerou “essencial a existência de uma agenda para a infância, visando garantir a proteção do Estado à criança que nasce e ao longo das suas diferentes fases de desenvolvimento”.

“A violência contra crianças é um combate que é prioritário todos os dias”, declarou, antes de falar em outra prioridade da sua ação enquanto ministra Adjunta.

“Há uma outra dimensão da violência doméstica, que se agravou durante a pandemia da covid-19 e que o Estado tem estado a dar resposta. A violência doméstica contra os mais idosos não pode se esquecida”, acentuou.

“Temos de travar um combate sem tréguas contra a violência doméstica sobre idosos. Foram já celebrados três protocolos em Viana do Castelo, Mangualde e Grândola para dar resposta com 120 vagas a pessoas mais idosas vítimas de violência doméstica”, completou.

Na sua intervenção, a ministra Adjunta salientou igualmente que, desde o início da guerra da Ucrânia, foram acolhidos em Portugal mais de 40 mil cidadãos ucranianos, dizendo, depois, que “a marca do PS é a da inclusão e da solidariedade”.

´”É absolutamente decisivo que, após termos alterado a lei dos estrangeiros, para permitir a entrada e permanência em Portugal de forma regular e seguro – entendemos que aqui cabem todos –, estamos a trabalhar para termos uma política de acolhimento às famílias mais jovens de imigrantes. Uma política para todo o território nacional, o que será decisivo para responder às necessidades demográficas e de mão-de-obra”, sustentou.

Neste contexto, Ana Catarina Mendes considerou que a alteração à lei dos estrangeiros representou “uma mudança estrutural” em relação à forma como se olha a sociedade com uma perspetiva humanista e solidária.

“É um dos eixos estratégicos do programa eleitoral do PS e do programa do Governo, a partir de novos olhares em relação à política de demografia”, acrescentou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 12 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros

A Câmara de Famalicão lançou, esta quinta-feira, a concurso, a obra de requalificação do centro de saúde da cidade. A...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Resinorte convida para oficina de construção de objetos de Natal no seu centro em Esmeriz

A Resinorte, entidade dedicada à valorização e tratamento de resíduos sólidos, leva a cabo, nesta Semana Europeia da Prevenção de...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: CDU lamenta afastamento da ACIF na organização do Natal 2024

Uma delegação da CDU reuniu com a direção da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), na quinta-feira da semana...

Paíshá 15 horas

Trabalhadores do INEM querem deixar de fazer transporte de utentes entre hospitais

A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte...

Arquivo

Mais Vistos