Economia
Eletricidade: Endesa compromete-se a manter preços contratuais após anuncio de aumento de 40%
A Endesa comprometeu-se esta segunda-feira a manter os preços contratuais até dezembro e a cumprir os compromissos estabelecidos no mecanismo ibérico, depois de o presidente da empresa ter afirmado que a eletricidade iria subir 40% este mês.
“A Endesa compromete-se a manter os preços contratuais com os seus clientes residenciais em Portugal até ao final do ano”, lê-se num esclarecimento divulgado esta segunda pela empresa. Segundo a mesma nota, a empresa vai ainda cumprir os compromissos estabelecidos no quadro regulatório português, bem como no mecanismo ibérico.
O presidente da Endesa, Nuno Ribeiro da Silva, disse, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, que a eletricidade vai sofrer um aumento de cerca de 40% já nas faturas de julho. “Em particular, a partir do final de agosto, mas já nas faturas do consumo elétrico de julho, as pessoas vão ter uma desagradável surpresa. […] Estamos a falar de qualquer coisa na ordem dos 40% ou mais, relativamente àquilo que as pessoas pagavam”, afirmou Nuno Ribeiro da Silva.
Segundo a elétrica, em causa está pagamento do “travão do gás”. Este travão, criado para Portugal e Espanha, levou a um desconto nos preços do gás natural utilizado para a produção de eletricidade. Na sequência das declarações, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática divulgou um comunicado, no qual rejeitava declarações de Nuno Ribeiro da Silva, classificando-as como “alarmistas”.
-
Sociedadehá 1 semana
Aldeia de Natal: Câmara condiciona acesso automóvel e cria estacionamento gratuito temporário
-
Famalicãohá 6 dias
Rotary e ArtEduca realizaram o seu Concerto Solidário de Natal na Fundação Cupertino de Miranda
-
Famalicãohá 4 dias
Lions Clube de Famalicão entregou mais de 600 quilos de alimentos à Associação Dar as Mãos
-
Paíshá 9 horas
GNR: Oito pessoas perderam a vida entre sexta-feira e domingo nas estradas portuguesas