País
DECO apela à poupança de água e dá conselhos. Portugal atravessa uma das piores secas de sempre
Portugal está a atravessar uma das piores secas jamais vistas no país. No entanto, as pessoas continuam a desperdiçar água devido a uma má gestão.
Visando poupar o máximo de água possível, todos têm de fazer a sua parte, e segundo a DECO, isto pode incluir a mudança de rotinas, o ajustamento do consumo e a adopção de comportamentos que atenuem o impacto da escassez de água que estamos a enfrentar.
Na realidade, a situação é muito preocupante. Dados divulgados pela Águas do Algarve mostram que em Portugal, cerca de 3.100 milhões de m3 de água são desperdiçados todos os anos, o que corresponde a 41 por cento da procura total de água. Por conseguinte, a DECO apresentou várias sugestões que podem ajudar qualquer consumidor a poupar água – um pouco todos os dias pode fazer uma grande diferença no planeta.
Na casa de banho, uma imersão pode gastar uma média de 150 litros de água. Por esta razão, a DECO aconselha os consumidores a tomarem um duche rápido de 5 minutos para reduzir o consumo de água em 90 litros.
Todos sabem que se deve fechar a torneira enquanto se escova os dentes, mas será que se sabe exactamente quanta água se pode poupar com um comportamento tão simples? “Por minuto, pode poupar até 12 litros de água”, diz a DECO. Além disso, aconselham os consumidores a utilizar redutores de fluxo nas suas torneiras.
A DECO recomenda ainda que todos os consumidores só utilizem máquinas de lavar loiça e máquinas de lavar roupa quando estiverem cheias, e que não utilizem ciclos de pré-lavagem e “aproveitem os programas ecológicos que poupam cerca de 20 por cento em água”.
No jardim, se tiver plantas que precisam de água, a melhor maneira é regá-las nas horas mais frias, especialmente à noite, para evitar perdas por evaporação. “Ao utilizar uma mangueira pode utilizar até 18 litros de água por minuto. Nestes tempos, use um balde se possível e, no futuro, tente instalar um sistema de rega gota-a-gota”, diz a DECO.
-
Paíshá 1 semana
Casos de gripe em Portugal continuam a aumentar. Mais 260 registados esta semana
-
Famalicãohá 6 dias
CeNTI inaugura novas instalações e projeta segundo edifício junto ao Parque da Devesa
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Desagregação de quatro uniões de freguesias já foi aprovada
-
Famalicãohá 2 dias
Ministra da Saúde elogia “projeto virado para o futuro”” da Misericórdia de Riba d’Ave