Siga-nos nas redes

Braga

Trabalhadores acusam Bosch/Braga de passar “informação falsa” e de “faltar à verdade”

Publicado

em

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Bosch Car Multimédia, em Braga, acusou hoje a empresa de passar “informação falsa” e de “faltar à verdade”, ao afirmar que “realizou um investimento na massa salarial quatro vezes superior aos anos anteriores”.

Em resposta enviada na sexta-feira à agência Lusa, na sequência da greve dos trabalhadores contra os “escassos aumentos salariais” e “a gritante discriminação” na sua aplicação, nomeadamente quanto aos funcionários mais antigos, a Bosch disse que promoveu, em junho, “o maior aumento salarial de sempre”, tendo em consideração as tabelas de remunerações mínimas da Associação Portuguesa das Empresas do Setor Elétrico e Eletrónico.

A Bosch explicou que a política salarial e as revisões aplicadas na empresa “têm como base o enquadramento das funções, o desempenho dos colaboradores e a avaliação do mercado de trabalho”, acrescentando que “realizou em Braga um investimento na massa salarial quatro vezes superior aos anos anteriores”.

A empresa referia ainda que os colaboradores e a Comissão de Trabalhadores “foram informados atempadamente”.

“Exmos. Administradores, claramente esta informação é falsa. Estão a faltar com a verdade, tanto à comunicação social, como aos seus trabalhadores sobre o nosso conhecimento em relação ao valor dos aumentos salariais”, lê-se numa carta aberta, hoje divulgada.

Segundo esta CT, “a realidade” é que em 13 de maio de 2022 reuniu-se com a empresa, tendo-se sido apresentado “um pequeno protótipo e incompleto de um estudo que estava a ser realizado sobre os salários no mercado de trabalho”.

“Em momento algum nos foi comunicado quais as percentagens atribuídas e os valores em euros das respetivas percentagens”, refere a carta aberta.

A CT conta que foi informada de que a avaliação de desempenho iria ser alterada e que “alguns dos itens iriam desaparecer”.

“Assim, como também nos foi dito, que a antiguidade dos trabalhadores na empresa iria valer 10% da sua avaliação para valorizar os trabalhadores mais antigos, o que a CT achou muito pouco e até miserável, o facto de ser tão irrisório a percentagem que atribuirão à antiguidade dos mesmos, o que mereceu da nossa parte uma forte da contestação”, indica a carta aberta.

A CT reconhece que existiram “realmente aumentos bem generosos que ficaram por 100, 300 euros e muito mais para os trabalhadores mais jovens da empresa”.

“A Comissão de Trabalhadores nada tem contra esses aumentos. Mas que fossem utilizados os mesmos critérios para os trabalhadores mais velhos. Não aproveitar o facto de a antiguidade valer uns míseros 10% para lhes discriminar ainda mais. Lamentavelmente, a Bosch não merece os trabalhadores que tem”, conclui a CT na carta aberta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 3 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 4 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Câmara Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 6 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 7 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 9 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos