Siga-nos nas redes

País

Exames: Raparigas superam rapazes em todo o país e quase todas as disciplinas

Publicado

em

Em 2021, a diferença entre alunas e alunos portugueses nos exames foi de quase um valor, a maior dos últimos anos. A disciplina mais desequilibrada é a de Matemática, onde raparigas tiveram mais 1,5 valores que rapazes.

As raparigas voltaram a ser o “sexo forte” nos exames do secundário, registando melhores resultados que rapazes e a maior diferença de média entre géneros dos últimos anos.

Ao todo, as alunas portuguesas superaram os alunos em 10 das 14 disciplinas com maior número de provas realizadas, com os rapazes a serem melhores apenas a História A, Geografia A, Inglês e Geometria Descritiva.

Segundo dados do Ministério da Educação, o sexo feminino obteve uma média nos exames nacionais de 11,86 (no ano anterior foi de 13,25 valores), enquanto os rapazes tiveram uma média de 10,99 (em 2020 tinha sido de 12,85 valores).

Esta diferença, de quase um valor, é a maior de sempre entre raparigas e rapazes em exames nacionais do ensino secundário nos últimos anos: em 2020, a diferença tinha sido de 0,40 valores e entre 2017 e 2019 nunca foi superior a 0,3 valores, embora sempre com as alunas a superarem os alunos.

Nos exames do ano passado, a margem entre as médias de raparigas e rapazes chegou aos 0,87 valores, mais do dobro do ano anterior e mais do triplo em relação ao último ano pré-pandemia, o de 2019.

Curiosamente, entre as principais oito disciplinas do ensino secundário, as maiores diferenças verificam-se a Matemática e Português, as mais importantes dos cursos científico-humanísticos.

As raparigas registaram, em 2021, uma média de 11,16 a Matemática, enquanto os rapazes ficaram-se pelos 9,62 valores: uma diferença de 1,54 valores que coloca os alunos masculinos muito mais próximos da média negativa do que de alcançarem a média das alunas portuguesas.

A Português e a Filosofia, o cenário não é tão drástico mas é igualmente desequilibrado: as raparigas somam médias de 12,3 a ambas, enquanto os rapazes registam resultados de 11,2 – uma diferença de 1,11 em ambos os casos.

A Física e Química, a disciplina com a pior média nacional entre os exames com maior número de provas realizadas, a diferença entre géneros é de 0,5 valores, mas é o suficiente para que raparigas tenham média positiva (9,8 valores), enquanto rapazes têm média negativa (9,3 valores).

Nos exames de Biologia e Geologia e de Economia, a diferença é de apenas algumas décimas, mas continua a favorecer as raparigas. Entre os oito exames mais concorridos, apenas dois – História e Geografia – tiveram rapazes com maiores médias que raparigas.

A tendência ocorreu por todo o país: em nenhum distrito de Portugal os rapazes conseguiram superar as raparigas na média dos exames com maior número de provas realizadas – e o mesmo aconteceu nas disciplinas de Matemática e Português.

O Porto, que foi o segundo distrito com as médias mais altas nestes exames de 2021, viu também a maior diferença entre os resultados de alunas e alunos: 1,23 valores, entre as médias respetivas de 11,97 e 10,74. Em Matemática, as raparigas do Porto foram dois valores melhores que os rapazes.

Foram sete os distritos onde a diferença de médias entre sexos foi superior a um valor (Porto, Santarém, Braga, Leiria, Viseu, Viana do Castelo e Bragança) e quatro deles foram os que registaram as melhores médias nacionais nos exames.

O maior equilíbrio entre géneros foi registado em Portalegre, onde as raparigas registaram uma média 0,18 valores superior aos rapazes.

O distrito registou também a maior diferença entre raparigas e rapazes numa disciplina: a Geografia, em que alunos tiveram uma média 1,5 valores acima das alunas

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Guimarãeshá 18 minutos

Guimarães: Uma pessoa ferida após colisão na Circular Urbana

Uma pessoa ficou ferida, na noite desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, na Circular Urbana de Guimarães Após...

Famalicãohá 34 minutos

Famalicão: Veículo que circulava na A3 completamente destruído após incêndio

Um veículo que circulava na A3, em Famalicão, ficou completamente destruído após um incêndio, ocorrido ao início da noite desta...

Famalicãohá 14 horas

Banda de Famalicão apresenta Concerto de Páscoa na Igreja Matriz Nova

A Banda de Famalicão lança o convite para o seu concerto de Páscoa, um evento que irá decorrer na Igreja...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão espera quarta-feira de calor. “Máximas” sobem até aos 30 graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia de sol, embora com céus parcialmente nublados, de acordo com as previsões do...

Desportohá 16 horas

Federação Portuguesa de Futebol decreta minuto de silêncio em homenagem a Aurélio Pereira

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou um minuto de silêncio nos jogos sob a sua tutela entre quarta-feira e...

Póvoa de Varzimhá 16 horas

Póvoa de Varzim: Duas jovens resgatadas do mar na Praia da Lagoa

Duas jovens foram resgatadas, na tarde desta terça-feira, no mar da Póvoa de Varzim, na Praia da Lagoa, local para...

Paíshá 17 horas

Centro: Pelo menos 39 pessoas feridas após acidente de autocarro

Pelo menos 39 pessoas ficaram feridas, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre um autocarro de passageiros...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Centro de Saúde vai funcionar em instalações provisórias a partir de quinta-feira

As obras de requalificação do Centro de Saúde de Famalicão vão começar e as três Unidades de Saúde Familiar (USF)...

Desportohá 18 horas

Sub-23: FC Famalicão x Sporting termina com empate

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, no início da tarde desta terça-feira, 11.ª jornada da Fase de Apuramento de...

Paíshá 18 horas

PSP do Porto apreende mais de 600 peças contrafeitas e faz quatro detenções

A 1.ª Divisão da Polícia de Segurança Pública do Porto procedeu á detenção de quatro homens com idades compreendidas entre...

Arquivo

Mais Vistos