Siga-nos nas redes

País

PSP detém grupo de 14 que roubava armazéns e camiões para vender em feiras e sucatas no Norte

Publicado

em

A operação levada a cabo na terça-feira pela PSP do Porto, da qual resultou a detenção de 14 homens, visou um “grupo organizado” que furtava produtos para venda em feiras e sucatas, descreveu hoje fonte do Comando Metropolitano.

“Até agora foram 14 os detidos, mas a investigação, que ainda está aberta, visa o dobro dos indivíduos. Trata-se de um grupo organizado, mas não se pode falar em crime organizado porque não há pessoas com funções especificas, todos colaboravam entre si”, referiu o comissário João Soeima, da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A mesma fonte disse que esta investigação decorre desde maio do ano passado e que visa “indivíduos ligados à comunidade romani residentes na Área Metropolitana do Porto”.

O grupo operava com “uma assinatura muito própria”, pois fazia um buraco na parede dos armazéns e fábricas que assaltava para “contornar” os equipamentos de segurança, normalmente câmaras instaladas nas portas ou janelas.

Além de armazéns industriais e fábricas, o grupo também assaltava camiões que transportavam material, quer estivessem estacionados na via pública quer em parqueamento próprio.

Segundo o comissário João Soeima, os materiais furtados tinham vários destinos, desde feiras e mercados de todo o país, a sucatas e venda direta a contactos do grupo.

Os detidos são suspeitos de 60 crimes de furto qualificado, “sendo de salientar que, em resultado das práticas ilícitas referenciadas, resultaram prejuízos superiores a 3,5 milhões de euros”, acrescenta um comunicado do Comando Metropolitano do Porto divulgado hoje.

“Esse valor reflete o preço de mercado. Em termos de matéria-prima, os prejuízos que o grupo causava às vítimas estão estimados em 1,5 milhões de euros”, precisou João Soeima.

Além dos 14 homens detidos, foram apreendidas 19 viaturas e armas, num total não especificado pela PSP.

Quanto ao material furtado, o comissário da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto especificou que em causa estão “cerca de 4,5 toneladas de material”, desde “milhares de peças de vestuário”, a produtos de origem ferrosa e metálica (aloquetes, cadeados, estruturas em alumínio, cobre, janelas, peças de serralharia), bem como eletrodomésticos (telemóveis, máquinas de lavar, aquecedores e televisões).

As viaturas apreendidas são “na sua maioria ligeiros de mercadorias” ou “um ou outro ligeiro de passageiros de topo de gama, o que evidencia o lucro que tinham com a atividade”.

Esta operação, que teve início às 05:00 de terça-feira e teve origem numa investigação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, contemplou a realização de 34 buscas domiciliárias e 49 buscas não domiciliárias no Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Matosinhos, Maia, Paços de Ferreira, Santo Tirso e Amarante.

A operação juntou mais de 200 operacionais, dos quais mais de uma centena investigadores, tendo o comissário João Soeima sublinhado a “colaboração” de comandos vizinhos, nomeadamente Vila Real, Aveiro, Braga e Viseu, bem como feito um “agradecimento especial” ao comando da GNR do Porto.

Os detidos serão presentes hoje, às 14:00, ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para aplicação das adequadas medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

GD ESTORIL, 1 X FC FAMALICÃO, 0 – Resultado final

ESTORIL X FC FAMALICÃO – Acompanhe a Jornada 31 da Primeira Liga Portuguesa com a Fama Rádio. 34′ Estoril Praia:...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Vem aí uma segunda-feira sem chuva e máximas de 18.º graus

Famalicão espera uma segunda-feira sem chuva, embora com céus nublados, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco recebe Bandeira da Ética

A candidatura do projeto “#aeccbplogging” do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), em Famalicão,  à certificação da Bandeira da...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Maria José Gonçalves reeleita presidente do Bombeiros de Riba de Ave

Maria José Gonçalves foi reeleita, esta sábado, como presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de...

Famalicãohá 13 horas

Ymotion lança 10ª edição com novidades para os mais jovens

Este sábado foi lançada a décima edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, numa apresentação guiada pelo...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Escuteiros de Ruivães celebram 50 anos e inauguram nova sede

O Agrupamento de Escuteiros de Ruivães inaugurou, este domingo, a sua nova sede, que é resultado da recuperação de um...

Famalicãohá 13 horas

BV Famalicenses reuniram sete corpos de bombeiros do país em desafio competitivo

Decorreu, este sábado, o “1º Firerescue Extreme Challenge” dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, uma prova organizada pela Seção Desportiva e Cultural...

Desportohá 14 horas

Famalicão: Pedro Almeida foi terceiro no CPR do Rali D’Aboboreira

O piloto famalicense Pedro Almeida terminou o Rali D’Aboboreira, disputado este fim de semana, no terceiro lugar entre os pilotos...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Escola D. Sancho I vence Concurso das Olimpíadas de Educação Financeira

Os estudantes da turma do curso profissional de Logística da Escola Secundária D. Sancho I, em Famalicão,  foram os vencedores...

Desportohá 16 horas

FC de Famalicão defronta hoje o Estoril. Armando Evangelista quer um jogo que dignifique o clube

O Futebol Clube (FC) de Famalicão desloca-se este domingo ao Estoril Praia para o jogo da 31ª jornada da I...

Arquivo

Mais Vistos