Siga-nos nas redes

País

Candidata Ana Gomes pretende regionalização de Portugal, sem referendo

Publicado

em

A candidata presidencial Ana Gomes defendeu esta sexta-feira uma “política de regionalização a sério”, considerando que as eleições para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) foram umas “fake elections” (eleições falsas).

Num debate na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Ana Gomes afirmou que cada vez mais acha que é necessária “uma política de regionalização a sério e não esta que não é nada”, considerando as eleições para as CCDR “fake elections”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Uma política de regionalização a sério “tem de ser uma política que efetivamente considere regiões administrativas, que considere as instituições no terreno que fazem a diferença”, disse, salientando que o contexto da pandemia da Covid-19 é “bastante ilustrativo”, face à importância que municípios e instituições de solidariedade social no terreno assumiram no seu combate.

[A resposta] não é a de um poder centralizado, ignorante da realidade que vai ser a solução. Não pode ser a solução, não é a resposta para o país. Na volta pelo país, uma das coisas que me anima é ver tanta gente que não baixa os braços, que não desiste, que não se resigna e que tem consciência de que isto tem de mudar. Isto passa obviamente pela reorganização do Estado e passa pela reorganização do Estado, incorporando a questão territorial para a administração das políticas públicas e incorporando o conhecimento e a vontade dos que lá estão”, frisou Ana Gomes.

A candidata presidencial recordou que “uma das grandes objeções levantadas à regionalização — desde logo pelo Presidente da República — é que é uma descentralização da corrupção e do caciquismo”.

“Não tem que ser assim”, notou, sublinhando que esse processo de descentralização também pode incentivar o “controlo democrático aos níveis regional e local”, tornando esse controlo “muito mais eficaz do que aquele que é feito ao nível do poder central”.

Durante a sua intervenção, Ana Gomes realçou ainda que um Presidente da República “pode fazer uma grande diferença”, desde logo “para pôr as questões de género como devem ser postas em cima da mesa”.

Se for eleita, Ana Gomes compromete-se a garantir uma “composição de género paritária em todos os órgãos em que cabe à Presidência da República fazer nomeações”, nomeadamente no Conselho de Estado.

A candidata presidencial discursava num debate na FEUC, onde também participaram os docentes da faculdade José Reis, Virgínia Ferreira e Elísio Estanque, bem como o ex-presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, Gonçalo Velho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

IX Expedição a Marrocos do Clube Aventura: A caravana fez uma tirada épica de 12 longas horas e enfrentou um “assalto” inesperado.

O “assalto” aconteceu na Floresta dos Cedros e foi perpetrado pelos macacos-de-barbary, também conhecidos como macacos-assaltantes, são uma atração única...

Famalicãohá 17 horas

10ª Edição do Ymotion é apresentada hoje

Hoje, às 16:30, na Casa da Juventude, é apresentada a 10ª edição do Ymotion. Os presentes, para além de ficarem...

Famalicãohá 17 horas

𝗩𝗮𝗶 à 𝗩𝗶𝗹𝗮: 𝗠𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼 “𝗟𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗲 𝗧𝗿𝗮𝗽𝗼𝘀”

Este fim de semana pode visitar o “Vai à Vila” Mercado de “Linhas e Trapos” Aproveite e aprecie verdadeiras obras...

Famalicãohá 18 horas

PSP faz 497 detenções em apenas uma semana. Foram apreendidas 71 armas

Polícia de Segurança Pública (PSP) efetuou 467 detenções, no período compreendido entre os dias 20 e 26 de abril, em...

Famalicãohá 20 horas

Cineclube de Joane apresenta a sua programação para maio

O cineclube de Joane apresenta a sua programação para o mês de maio na casa das artes de Famalicão. Assim...

Famalicãohá 20 horas

Bombeiros Voluntários de Riba de Ave de Luto

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, viu partir mais um colega. Foi com o mais profundo...

Famalicãohá 21 horas

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo...

Famalicãohá 22 horas

Limpeza das matas e terrenos deve ser feita até 30 de abril

Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa...

Desportohá 22 horas

Foi apresentado esta sexta-feira o Rally de Famalicão 2024

A casa do território encheu para conhecer as novidades deste ano de uma prova que pretende ser uma referência a...

Famalicãohá 22 horas

João Nascimento é o novo Presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos...

Arquivo

Mais Vistos