Siga-nos nas redes

Região

Feirantes do Norte pedem isenção de taxas de ocupação até ao final do ano

Publicado

em

A Associação Feiras e Mercados da Região Norte (AFMRN) pediu às autarquias nortenhas a isenção de taxas de ocupação de espaços até ao final do ano, para fazer face à inflação e aumentos nos combustíveis, foi hoje divulgado.

De acordo com um comunicado hoje enviado à agência Lusa, a associação “dirigiu a todos os municípios da região Norte, e à semelhança do já peticionado e concedido anteriormente, um pedido de isenção do pagamento de taxas até dezembro de 2022”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo a associação, o objetivo é “apoiar os feirantes no imediato, permitindo a sua subsistência, sob pena de estar em risco a atividade de feirante se não houver da parte dos municípios alguma tolerância e solidariedade”.

Na carta enviada aos municípios, a que a Lusa teve acesso, a associação pede aos autarcas que se dignem a “isentar os feirantes das taxas aplicadas até dezembro de 2022 ou em prudente arbítrio uma redução significativa do valor das taxas”.

Em declarações à Lusa, o presidente da AFMRN, Fernando Sá, lembra que durante a pandemia de covid-19 foram solicitadas isenções, um pedido que “teve resultado positivo na esmagadora maioria das câmaras municipais da região Norte”.

Lembrando que essa isenção “cessou no final de 2021”, Fernando Sá referiu que algumas autarquias prolongaram-na até este ano, ou de forma parcial (até junho), ou até ao final do ano.

O dirigente associativo elencou casos como os de Cabeceiras de Basto (distrito de Braga), Viana do Castelo, Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo), Porto (até final do ano), Maia e Amarante (ambas distrito do Porto), considerando que no cômputo geral “são muito poucas”.

Além disso, “os feirantes estão a sentir bastantes dificuldades com a redução do poder de compra dos consumidores, agravada com esta situação dos combustíveis”, disse à Lusa.

“As viaturas dos feirantes, a esmagadora maioria delas, não são viaturas ligeiras, são mistos de mercadorias, em que os consumos são bastante elevados”, lembrou, referindo-se ao aumento dos preços dos combustíveis.

Quanto à inflação, faz com que os feirantes “estejam a perder a sua vida económica”, numa altura em que alguns “estão a sentir bastantes dificuldades para conseguirem manter-se na atividade”.

“Temos algum conhecimento de alguns feirantes que realizavam feiras mais distantes, que já deixaram de frequentar, precisamente pelas deslocações”, referiu.

Os empresários mais velhos “já não estão para perder mais dinheiro” e a “abandonar a atividade precocemente”, ao mesmo tempo que os mais jovens, “de famílias que trabalhavam nas feiras”, já se dividem entre o negócio e outras atividades profissionais “para fazer face às suas despesas”.

“Os feirantes vivem atualmente a maior crise dos últimos 20 anos”, considera a associação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 1 hora

APC quer lembrar que quem paga eliminação de portagens será o contribuinte

A Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) criticou hoje a proposta do PS de eliminação das portagens, aprovada pelo parlamento, referindo...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio e convívio

É já um dos momentos do ano mais esperados pelos intervenientes e já acontece há mais de 20 anos.No sábado,...

Desportohá 2 horas

Famalicão: GDU de Louredo inaugura “casa renovada”

Na última quarta-feira, dia 01 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, realizou uma visita ao...

Desportohá 3 horas

WRC 2024: Já se testa para mais uma edição do Rally de Portugal

Fama Rádio foi espreitar os reconhecimentos, esta manhã, a Fafe Acompanhe a prova na Fama Rádio entre 8 e 11...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Condutor detido por recusar fazer teste do “balão”

Elementos da Polícia de Segurança Pública procederam à detenção de um condutor de 45 anos, este fim de semana em...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem de 27 anos detido com soqueira

Um homem de 27 anos foi detido, este fim de semana, por elementos da PSP no decorrer de um de...

Desportohá 4 horas

Famalicão: FAC marca presença no último Open de acesso ao Nacional de Patinagem Livre

A atleta Bruna Silva da equipa de patinagem do Famalicense Atlético Clube esteve em competição, neste último domingo, quinto e...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Vândalos partem vidro e roubam telefone junto ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Atos de vandalismo foram registados, na noite do último sábado para domingo, nas imediações do Santuário da Nossa Senhora do...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Atletas do 365 Running em destaque no Mka – Trail do Calvário

Os atletas do 365 Running de Famalicão estiveram em competição, neste último domingo, no Mka – Trail do Calvário, onde...

Desportohá 7 horas

Famalicão: Riba d’Ave HC vence Murches e vai disputar agora fase de apuramento de campeão

Os atletas da equipa sénior de hóquei em patins do Riba d’Ave HC disputaram neste último sábado a jornada 26...

Arquivo

Mais Vistos