Siga-nos nas redes

País

São João volta hoje às ruas do Porto depois de 2 anos de interrupção

Publicado

em

Os bailaricos, balões, martelos, sardinhas e fogo de artifício voltam hoje a animar e preencher as principais ruas do Porto para, depois de dois anos atípicos, celebrar a noite de São João que será “descentralizada” por três palcos.

A festa daquela que é considerada a noite mais longa do ano está de regresso à cidade do Porto, depois de dois anos “pequenina” e aconselhada a fazer-se em casa devido à pandemia.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Depois de dois anos atípicos, as condições de segurança nas ruas estão “asseguradas”, ainda que dependam “de cada um”, assegurou o presidente da câmara na segunda-feira durante uma visita aos divertimentos instalados na Rotunda da Boavista.

Neste São João, que será “descentralizado” dos Aliados para três palcos espalhados pela cidade, é esperada a presença de “muita gente nas ruas”, tanto portuenses, para quem este é um fim de semana prolongado, como de fora do Porto.

“O São João é para todos, para os que vêm da vizinhança, para os turistas, é para toda a gente”, referiu Rui Moreira.

Este ano é também retomada a tradição criada em 2014 pelos presidentes das câmaras do Porto (Rui Moreira) e Vila Nova de Gaia (Eduardo Vítor Rodrigues) de se cumprimentarem a meio da ponte Luiz I, como que a meio do rio que separa os dois concelhos, para assinalar o arranque das festas. As obras no tabuleiro inferior da ponte obrigam a que desta vez o encontro esteja marcado, pelas 18:00, para o superior, que liga a Avenida Vímara Peres, no Porto, à Avenida da República, em Gaia.

Com a festa a regressar às ruas, também os hotéis da cidade voltaram a registar taxas de ocupação entre os 90% e 100%, idênticos à pré-pandemia.

Este ano, o programa é, no entanto, “diferente” para os que se movem na cidade, face aos constrangimentos provocados por algumas obras em curso, como a nova linha Rosa da Metro do Porto, na Avenida dos Aliados.

O habitual palco nos Aliados será substituído por três palcos: um na praça do Rossio nos Jardins do Palácio de Cristal, outro no Largo Amor de Perdição (na zona da Cordoaria) e por último, um na praça da Casa da Música.

Hoje à noite, sobem ao palco do Palácio de Cristal, pelas 20:00, Romana, Saul e Marante. Já pelas 22:00, no Largo Amor de Perdição, os foliões são Toy e José Malhoa e pelas 23:30, na praça da Casa da Música, é a vez de Chico da Tina.

Já na Ribeira, o habitual espetáculo de fogo de artifício, está agendado para as 00:00, sendo que este ano, devido às obras na ponte Luiz I, o fogo será lançado a partir de estruturas flutuantes no rio Douro.

A empreitada vai também condicionar a circulação, estando proibida a passagem no tabuleiro inferior da ponte Luiz I e no tabuleiro superior, onde a passagem pedonal será cortada, o metro circulará até às 23:45 e retoma “assim que possível”.

Para garantir um “acesso rápido, seguro e cómodo” aos principais locais de animação na cidade, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai reforçar o serviço entre hoje à noite e a manhã de sexta-feira.

Também a Metro do Porto vai reforçar a operação no âmbito das festividades a partir das 20:00, mas a operação entre o Porto e Gaia estará condicionada.

Já os comboios urbanos do Porto não vão funcionar hoje devido à greve convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI). Esta paralisação junta-se à já anunciada pela empresa para sexta-feira nos urbanos do Porto, ainda que estejam previstos alguns serviços mínimos.

O programa de festas de São João continua na sexta-feira, a partir das 18:00, com o concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, na Concha Acústica do Palácio de Cristal.

As festas contam ainda, no dia 02 de julho, com as tradicionais rusgas de São João, que a partir das 17:00, vão desfilar pela praça da Batalha, em direção à rua de Santa Catarina, passando pela rua de Fernando Tomás e Avenida dos Aliados, terminando na praça do General Humberto Delgado com a apresentação final ao júri.

Já no Mercado Temporário do Bolhão estarão expostas, até ao dia 04 de julho, as tradicionais Cascatas Comunitárias de São João, iniciativa desenvolvida pela Oficina Brâmica.

À semelhança de outros anos, os habituais carrosséis, carrinhos de choque, matraquilhos, barraquinhas de farturas, de algodão doce, pipocas, pão com chouriço e sardinhas, marcam presença em diversos divertimentos espalhados pela cidade, como na praça Mouzinho de Albuquerque, no Jardim do Calem, na Avenida D. Carlos I e na Alameda das Fontainhas.

As festividades do São João representam um investimento de 630 mil euros, verba que Rui Moreira considerou “razoável para aquela que é a festa popular mais importante do país”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Entretenimentohá 15 horas

Cineclube exibe “Holy Spider” na Casa das Artes de Famalicão

O filme “Holy Spider” é a proposta do Cineclube de Joane para a sessão de cinema desta quinta-feira, 2 de...

Barceloshá 16 horas

Festa das Cruzes de Barcelos preserva a tradição

Até ao próximo domingo a Cidade do Galo revive a histórica e emblemática Festa das Cruzes, a primeira grande romaria...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Tradição “As Maias” volta ao Agrupamento de Escolas D. Sancho I

Na tarde de ontem, 30 de abril,  o vereador da Educação e Cultura, Augusto Lima, procedeu à inauguração da exposição...

Paíshá 18 horas

Dia do Trabalhador comemorado em todo o país

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, esta quarta-feira, com as centrais sindicais CGTP e UGT a...

Economiahá 19 horas

Auchan passa de 100 para 583 lojas em Portugal e 30 gasolineiras

As contas são feitas após a conclusão da aquisição do Mini Preço e surge após o aval dado pela Autoridade...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: ação “Conhecer o 112” chega a Gondifelos e Delães

As freguesias de Gondifelos e Delães recebem nos próximos dias as ações de sensibilização “Conhecer o 112” promovidas pelo Município...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Mercado do Emprego e Formação abre amanhã com quase 400 ofertas de emprego

São 388 as ofertas de emprego disponibilizadas pelas cerca de 20 empresas e mais de uma dezena de entidades de...

Paíshá 20 horas

Prazo para o pagamento do IMI começa esta quarta-feira

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta...

Famalicãohá 21 horas

Câmara de Famalicão apoia associações juvenis com 70 mil euros

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, assinou, esta  terça-feira, na Casa da Juventude, um conjunto de protocolos...

Desportohá 22 horas

Famalicão: Grupo Desportivo União de Louredo inaugura requalificação do polidesportivo

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, inaugura esta quarta-feira, dia 1 de maio, pelas 18h00, as obras de...

Arquivo

Mais Vistos