Siga-nos nas redes

Região

Seca severa atingiu o distrito de Braga. IPMA diz que “as notícias não são animadoras”

Publicado

em

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto atingiram níveis de seca severa e Vila Real e Bragança de seca extrema, disse hoje fonte do IPMA, acrescentando que “as notícias não são animadoras” para a região Norte.

Apesar da “melhoria” registada no mês de março, devido à precipitação ocorrida, a situação “voltou a agravar” na região Norte em maio, mês “extremamente seco” no qual as temperaturas, maior evaporação e pouca precipitação “não ajudaram”, afirmou à Lusa Vanda Pires, do Departamento de Clima e Alterações Climáticas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Depois de “praticamente toda a região” registar no final de maio o nível de seca severa, a equipa do IPMA voltou, em 15 de junho, a calcular o nível de gravidade, de acordo com a escala utilizada, que categoriza a seca como fraca, moderada, severa ou extrema. 

“Temos os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto em seca severa e os distritos de Vila Real e Bragança em seca extrema”, disse, dando nota de que este é um “agravamento bastante significativo”. 

Vanda Pires esclareceu que na zona interior Norte e Centro a percentagem de água no solo é “muito baixa” nesta altura, apresentando um “défice” ao registar valores inferiores a 10%, quase “nulos”. 

“Esta região mais interior está com maiores problemas”, salientou. 

À Lusa, a responsável adiantou ainda que “as notícias não são animadoras” quanto à previsão de ocorrência de chuva nos próximos dias, apesar de para esta semana estar prevista “alguma precipitação” para o litoral Norte e Centro.

“Não são valores extremamente elevados, são valores ainda assim inferiores ao que é normal para este mês de junho”, observou, acrescentando que na zona interior não se prevê valores elevados de precipitação. 

Quanto aos restantes meses de verão (julho e agosto), Vanda Pires afirmou que os modelos de previsão para a precipitação apontam para um verão “dentro da normalidade”, até porque a ocorrência de chuva é baixa.

“Esperemos é que em setembro e outubro, no início do novo ano agrícola, realmente voltem as chuvas e que a situação melhore, caso contrário teremos uma situação muito complicada”, destacou a responsável. 

Com os solos a apresentarem “défices” de água e as previsões a indicarem “temperaturas mais altas do que o normal” para os meses de julho e agosto a Norte, há um maior risco de incêndios florestais. 

O Governo anunciou hoje que vai lançar a partir de julho campanhas de promoção do uso eficiente da água, dirigidas a todos os tipos de consumidores, com reuniões mensais de acompanhamento da situação até final de setembro.

As medidas foram anunciadas pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, numa conferência de imprensa conjunta com a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, depois de os dois ministros presidirem à 9.ª Reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, na qual foi feito um ponto da situação relativo à situação meteorológica, hidrológica, hidroagrícola e das culturas e abeberamento animal, e a avaliação de situações críticas.

Os ministros recordaram que, segundo previsões oficiais, 34% do país está em seca severa e 66% está em seca extrema, e que as previsões de chuva não irão inverter a situação.

Dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam que este ano é o mais seco de que há registo (desde 1931) e que só o ano de 2005 se aproximou da situação atual, pelo que a seca meteorológica e agrometeorológica “obrigam a tomar medidas”.

No início de fevereiro já tinha havido uma reunião da Comissão, na qual foram anunciadas e tomadas medidas, que serão agora complementadas com outras, sendo que, garantiu Duarte Cordeiro, a água para consumo humano está salvaguardada para dois anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 16 horas

Hóquei: FAC recebe esta tarde o Benfica para cumprir calendário

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, na quarta-feira passada, em Braga,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Colisão provoca ferimentos a cinco pessoas, entre elas duas crianças

Cinco pessoas, entre elas duas crianças de 14 e 7 anos, ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre duas...

Famalicãohá 17 horas

Junta de Lousado, Famalicão, entrega mais de cinco mil euros em bolsas a estudantes universitários

A Junta de Freguesia de Lousado entregou, este sábado, 45 bolsas de estudo a estudantes universitários da freguesia. Foram entregues...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Nine inaugurou Memorial de Homenagem aos ex-Combatentes

Esta manhã foi inaugurado, na freguesia de Nine, Famalicão, um Memorial de Homenagem aos Ex-Combatentes. O Memorial nasceu no largo...

Famalicãohá 20 horas

IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos está a chegar ao fim

Está quase a chegar ao fim a expedição do CAF a Marrocos. A caravana já está de regresso a Famalicão,...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Colisão em Joane provoca um ferido

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou, esta manhã, em Joane, ferimentos ligeiros a um homem. A...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 22 horas

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 23 horas

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 23 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Arquivo

Mais Vistos