Siga-nos nas redes

País

Enchente de banhistas nas praias do Norte este fim de semana fez lembrar tempos pré-covid

Publicado

em

A época balnear abriu oficialmente este fim de semana a Norte e, apesar da nortada pouco convidativa, muitos foram os banhistas que encheram as praias e bares de Matosinhos, levando os concessionários a sonhar com regresso a “tempos pré-covid”.

A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, encheu-se de banhistas que, mais do que aproveitar o feriado, o sol e o mar, vieram usufruir da “liberdade” e do “aparente regresso à normalidade”.

Apesar do sol, a nortada não deu descanso aos banhistas, levando muitos deles a “refugiar-se da areia” nos bares da envolvente da praia para satisfação dos concessionários que, revelaram à Lusa, estar à espera de uma “excelente época balnear”.

Com a esplanada cheia e fila para comprar gelados, o responsável pelo bar Praia do Titan, Hélder Peixoto, está com esperança de que esta época balnear seja igual àquelas dos “tempos pré-covid-19”.

Após dois anos muito complicados para o negócio devido à pandemia, Hélder espera, este ano, recuperar o “tempo perdido”.

Essa também é a expectativa de Adolfo Santos, vendedor de gelados, que aguarda por “muita gente e muitas vendas”, esperando que o São Pedro também dê uma ajuda e traga muito calor para os próximos tempos para impulsionar o consumo destes produtos que fazem a delicia dos miúdos e graúdos.

Na fila da barraca de gelados estavam as amigas Raquel e Inês, de 24 e 26 anos, à espera para “matar o desejo de gelados”, os quais ainda não comeram este ano.

“Vou inaugurar hoje a época dos gelados”, confidenciou Inês que, apesar do vento, insistiu em ficar na praia durante a tarde porque as “saudades de um aparente regresso à normalidade” eram muitas.

Mais do que um regresso à normalidade, Paula Antunes, de 43 anos, veio à praia acompanhada da filha mais nova, de 10 anos, para usufruir do “sentimento de liberdade”.

“É tão bom vir sem máscara e sem álcool gel. Há que enfrentar a situação e não pensar demasiado na pandemia porque pensando em demasia não se vive e para não viver bastaram os dois últimos anos”, disse à Lusa sentada num murro da marginal de Matosinhos, enquanto sacudia os pés de areia.

Também na marginal, e colocando-se num lugar estratégico, estava Samir à espera de vender pulseiras, colares, chapéus e demais acessórios, alguns dos quais ficaram por vender nos últimos dois anos.

Falando num “bom dia de vendas”, impulsionado pelo facto de ser feriado, Samir aguarda uma “boa temporada de Verão” para ajudar a colmatar os prejuízos dos últimos anos causados pela covid-19, apesar de notar que as pessoas acham tudo caro.

Uns metros à frente, e no bar Lais de Guia, o responsável contou que o movimento de pessoas tem sido “muito grande” porque estiveram limitadas durante dois anos e agora querem é sair, divertir-se, passear e estar com amigos.

Apesar de acreditar numa boa época balnear, o responsável mostrou-se apreensivo com o que “aí vem”, nomeadamente com a inflação, as taxas de juro e os efeitos da guerra motivos que, entendeu, poderão vir a limitar o consumo.

Contudo, a meio da tarde, a marginal, praia e bares de Matosinhos continuavam repletos de pessoas, fazendo jus ao facto desta cidade ser conhecida como sendo uma “terra de peixe e de mar”.

A época balnear abriu hoje para a totalidade das 125 praias costeiras do Norte, mais três que em 2021, e parte das 36 fluviais, menos duas que no último ano.

Segundo a portaria publicada a 05 de maio, em Diário da República (DR), nas praias costeiras do Norte (entre Caminha e Espinho) a época balnear decorre até 11 de setembro.

Já nas praias fluviais do norte, a época balnear arranca de forma faseada até 02 de julho e termina a 18 de setembro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 8 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 12 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros

A Câmara de Famalicão lançou, esta quinta-feira, a concurso, a obra de requalificação do centro de saúde da cidade. A...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Resinorte convida para oficina de construção de objetos de Natal no seu centro em Esmeriz

A Resinorte, entidade dedicada à valorização e tratamento de resíduos sólidos, leva a cabo, nesta Semana Europeia da Prevenção de...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: CDU lamenta afastamento da ACIF na organização do Natal 2024

Uma delegação da CDU reuniu com a direção da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), na quinta-feira da semana...

Paíshá 15 horas

Trabalhadores do INEM querem deixar de fazer transporte de utentes entre hospitais

A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte...

Arquivo

Mais Vistos