País
Hotéis em Portugal com falta de trabalhadores. Indianos marroquinos e moldavos já estão a ser contratados
Faltam 15.000 trabalhadores na hotelaria portuguesa e as empresas já estão a recorrer a horas extraordinárias, com empresas a pedir agora ao governo para ajudar a preencher as vagas com trabalhadores estrangeiros.
De acordo com um relatório do Diário de Notícias, faltam 45.000 trabalhadores no sector do turismo (15.000 em hotéis) e os hotéis já estão a utilizar horas extraordinárias para compensar os empregados em falta. Embora esta opção esteja a funcionar por agora, não é viável a longo prazo, o que levou a Associação Portuguesa de Hotelaria (AHP) a pedir respostas ao Governo.
A AHP adverte que são necessários mais trabalhadores, até porque os hotéis “estão a utilizar imensamente as horas extraordinárias” e os empregados já “sentem o peso” disto. A vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, diz que “esta é uma situação que não pode durar muito”, mesmo com o aumento dos salários, porque os trabalhadores continuam a ser escassos.
Por causa disto, os hoteleiros pedem ao Executivo para reduzir a carga fiscal e acelerar o processo de contratação de estrangeiros. Este último pedido não é novo, mas o Governo respondeu através de acordos de mobilidade dos trabalhadores com outros países, tais como a Índia ou Marrocos.
A Ministra das Finanças disse na semana passada que já estão a ser feitos novos acordos com países como a Tunísia, Moldávia, Uzbequistão, Geórgia e Filipinas, a fim de responder à falta de pessoal em vários sectores do país, mas Cristina Siza Vieira diz que é necessária uma resposta mais rápida e mais eficiente para trazer imigrantes.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Neste Natal Refood convida famalicenses a “Apadrinhar uma Família”
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Animação garantida no Magusto de Vilarinho das Cambas este domingo
-
Guimarãeshá 4 dias
Motociclista gravemente ferido após colisão em Lordelo
-
Paíshá 2 dias
Maquinistas dos comboios em greve a 06 de dezembro