Siga-nos nas redes

País

PSD acusa: Câmara de Leiria gastou quase 900 mil euros para ser Capital Europeia da Cultura

Publicado

em

A Comissão Política do PSD Leiria disse hoje que o Município de Leiria gastou quase 900 mil euros com a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, valor superior aos 258.900 anunciados pelo presidente da Câmara.

A Comissão Política do PSD Leiria adianta que, “pela segunda vez, agora em sessão da Assembleia Municipal de 29 de abril, à pergunta e à exposição do PSD, o Sr. presidente da Câmara Municipal de Leiria [Gonçalo Lopes, PS] apresenta o valor de 258.900 euros, como sendo o gasto com a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura – Rede Cultura 2027, excluindo a programação cultural”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



No entanto, as quantias apresentadas, “acrescidas do IVA pago e suportado pelo Município, correspondem ao total de 894.781,36 euros”, refere a nota assinada pelo presidente da concelhia José Augusto Santos.

Apresentando um quadro com a discriminação dos gastos, que engloba a contratação de serviços de consultoria e programação no âmbito da estratégia cultural, a criação de um site e aplicação móvel, um projeto de promoção da candidatura, entre outros, o PSD questiona se “na ausência da candidatura, o gasto era necessário?”

“Não incluímos qualquer gasto com a logística, cedência de instalações, energia, telecomunicações, material de consumo corrente e pessoal de apoio dos serviços municipais às equipas de consultoria e de gestão. E abstemo-nos, por agora, dado a sua extensão, de apresentar os gastos incorridos com a programação cultural”, refere ainda o comunicado.

O PSD salienta que “nada” os move “contra a cultura em Leiria, contra os seus agentes culturais, pessoas e instituições que prestam um serviço de relevância para uma identidade comum que se pretende estudar, manter, aprofundar e divulgar, para bem de uma sociedade que se quer orgulhosa do seu passado, feliz com o seu presente, e esperançosa quanto ao seu futuro”.

“Apenas pretendemos que quem gere os dinheiros públicos o faça com eficiência e rigor, e disso preste as devidas e verdadeiras contas”, frisa a mesma nota dos sociais-democratas.

Em março, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes (PS), após ter sido questionado pela vereadora do PSD, Branca Matos, em reunião de executivo, sobre os valores gastos na candidatura e na programação (cujo valor não foi respondido), afirmou que o investimento tinha sido superior a 258 mil euros.

“No que diz respeito ao investimento, há que estabelecer uma separação clara entre aquilo que foi o investimento na elaboração da candidatura e a programação e divulgação cultural, sendo que a elaboração da candidatura se cifrou num total de 258.900 euros, um valor médio anual de 64.725 euros, entre 2018 e 2021”, revelou.

Para o autarca, o investimento realizado “já começou a dar frutos, porque se construiu um projeto com um horizonte temporal que vai muito além de 2027”.

As cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora são as finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Estas quatro cidades foram escolhidas entre 12 municípios, entre os quais Leiria, que apresentaram uma candidatura e passam para a fase final do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Foto: Jornal de Leiria / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 26 minutos

Hóquei: FAC recebe esta tarde o Benfica para cumprir calendário

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, na quarta-feira passada, em Braga,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Colisão provoca ferimentos a cinco pessoas, entre elas duas crianças

Cinco pessoas, entre elas duas crianças de 14 e 7 anos, ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre duas...

Famalicãohá 2 horas

Junta de Lousado, Famalicão, entrega mais de cinco mil euros em bolsas a estudantes universitários

A Junta de Freguesia de Lousado entregou, este sábado, 45 bolsas de estudo a estudantes universitários da freguesia. Foram entregues...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Nine inaugurou Memorial de Homenagem aos ex-Combatentes

Esta manhã foi inaugurado, na freguesia de Nine, Famalicão, um Memorial de Homenagem aos Ex-Combatentes. O Memorial nasceu no largo...

Famalicãohá 5 horas

IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos está a chegar ao fim

Está quase a chegar ao fim a expedição do CAF a Marrocos. A caravana já está de regresso a Famalicão,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Colisão em Joane provoca um ferido

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou, esta manhã, em Joane, ferimentos ligeiros a um homem. A...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 7 horas

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 7 horas

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 7 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Arquivo

Mais Vistos