Mundo
Russos acusam Zelensky de ser viciado em drogas. Montagem em vídeo do Kremlin desmascarada
Nos últimos cinco meses, o Kremlin tem vindo a travar uma guerra de desinformação para desacreditar o Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, rotulando-o como viciado em drogas – e o seu último esforço envolve Elon Musk.
Na semana passada, num canal de Telegram pró-Kremlin chamado “Special Operation in Ukraine”, os administradores publicaram um vídeo mostrando Zelenskyy falando ao novo proprietário do Twitter.

O vídeo foi publicado pela primeira vez em Março na própria página Instagram de Zelenskyy, mas o vídeo que o canal pró-Kremlin publicou na semana passada mostrou um pó branco na secretária ao lado do presidente ucraniano.
“Não sabemos se era edição ou apenas o operador de câmara de Zelensky também estava drogado e perdeu a imagem”, dizia o texto que acompanhava o vídeo.
Uma análise lado a lado dos dois vídeos mostra claramente que o pó branco foi adicionado posteriormente, e várias organizações de verificação de factos desmascararam o vídeo.
Uma dessas organizações foi o Centro Ucraniano de Comunicações Estratégicas, que descreveu o falso vídeo como “muito primitivo”, mas os investigadores salientaram que, devido ao facto de os russos terem sido alimentados com uma dieta de desinformação quase ininterrupta sobre a guerra na Ucrânia durante dois meses, foram preparados para acreditarem em tudo o que ouvem.
“Se os russos acreditam na televisão russa, porque não acreditar nisto?” escreveu o Centro num post no Telegram.

-
Desportohá 1 semana
Sub-21 de Portugal derrotados pela Inglaterra por 4-2 em jogo particular
-
Mundohá 1 semana
Nuno Melo espera ter América de Trump como aliada e questiona intenções da Rússia
-
Paíshá 5 dias
Porto: Bombeira de 22 anos agredida e ameaçada com faca enquanto tentava socorrer mulher doente
-
Bragahá 2 dias
Guimarães: Professor acusado de ter abusado de 11 alunas menores começa a ser julgado