Siga-nos nas redes

País

Hospitais do Norte tentam solucionar enchentes nas urgências

Publicado

em

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) está a reunir-se com hospitais da região com vista a melhorar o sistema de gestão de pessoas que se deslocam às urgências, disse hoje aos jornalistas o presidente Carlos Nunes.

“Na ARS Norte começámos a fazer isso já na semana passada, em que nos reunimos com o São João e com os dois ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] que drenam para o São João, para procurar encontrar soluções para resolver esse problema”, disse hoje aos jornalistas Carlos Nunes na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O responsável falava à imprensa à margem da cerimónia da apresentação do financiamento, pelo Norte 2020, de 30 milhões de euros em investimentos em saúde para a região, que no total chegam aos 50 milhões de euros.

“Vamos também fazer o mesmo com Braga, com o hospital de Braga e com os dois ACES que o drenam, o ACES de Braga e Gerês Cabreira, e vamos fazer o mesmo com o hospital de Gaia”, acrescentou Carlos Nunes.

No entender do responsável, a solução passa “pelos profissionais se sentarem e encontrarem soluções que podem ser de trabalhar em conjunto os cuidados de saúde primários com o hospital, de aumentar a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários”.

Também está pode estar em equação a criação de “canais mais fáceis para que o utente que vai aos cuidados de saúde primários, se é uma situação em que precisa de se deslocar ao serviço de urgência, encontre aqui uma via verde rápida para lá chegar”.

No entender de Carlos Nunes, é importante que o utente não tenha a noção de que vai para os cuidados de saúde primários perder tempo “e chega ao hospital e vai outra vez para a fila”.

“A situação não se responde assim numa pergunta numa entrevista, não é possível”, disse ainda, referindo-se à complexidade do problema em Portugal, país que lidera, na Europa, a ida às urgências hospitalares por 100 mil habitantes, e “mesmo relativamente ao país que está em segundo lugar”, Portugal tem “mais do dobro” dos pacientes.

Assim, é necessário “perceber qual é a razão de porque é que os utentes, perante uma situação que para eles é urgente ou é aguda, vão privilegiar o hospital em função de um serviço que está perto”.

Sobre proximidade, Carlos Nunes lembrou que os investimentos em cuidados de saúde primários apresentados na cerimónia de hoje, alguns deles já executados ou em contratação, “quem lançou o concurso destas obras, ao contrário dos anos anteriores em que era a ARS Norte que lançava”, foram os municípios.

“O primeiro ponto que está na descentralização de competências, é também a descentralização do investimento”, que “passa a ser uma competência partilhada entre a Saúde, a ARS Norte, e os municípios”.

“Já foi um primeiro passo neste trabalho de descentralização e estamos prontos para o continuar”, disse ainda Carlos Nunes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 19 minutos

Famalicão: Homem de 27 anos detido com soqueira

Um homem de 27 anos foi detido, este fim de semana, por elementos da PSP no decorrer de um de...

Desportohá 36 minutos

Famalicão: FAC marca presença no último Open de acesso ao Nacional de Patinagem Livre

A atleta Bruna Silva da equipa de patinagem do Famalicense Atlético Clube esteve em competição, neste último domingo, quinto e...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Vândalos partem vidro e roubam telefone junto ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Atos de vandalismo foram registados, na noite do último sábado para domingo, nas imediações do Santuário da Nossa Senhora do...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Atletas do 365 Running em destaque no Mka – Trail do Calvário

Os atletas do 365 Running de Famalicão estiveram em competição, neste último domingo, no Mka – Trail do Calvário, onde...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Riba d’Ave HC vence Murches e vai disputar agora fase de apuramento de campeão

Os atletas da equipa sénior de hóquei em patins do Riba d’Ave HC disputaram neste último sábado a jornada 26...

Famalicãohá 4 horas

230 km de fé, força e coragem

113 peregrinos arrancaram este domingo do quartel dos Bombeiros Voluntários Famalicenses rumo a Fátima.Vão percorrer 230 quilómetros em seis dias....

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Atletas do Liberdade FC em evidência na 1ª Milha Urbana Cidade de Braga

Os atletas do Liberdade FC estiveram neste último sábado em competição na 1ª Milha Urbana Cidade de Braga, realizada pela...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Clube de Xadrez da DIdáxis apura-se para a final da Taça de Braga de Xadrez

O Clube de Xadrez A2D da Didáxis de Famalicão este em competição neste último sábado e domingo na 24.ª edição...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Fernando Silva conquista medalha de ouro no Campeonato Open BTT de Vila do Conde

Os atletas da União Ciclista de Vila Nova de Famalicão estiveram em competição, este último sábado, em mais uma etapa...

Desportohá 5 horas

Atletas de núcleo do FC Famalicão na Suíça participam na Meia-Maratona de Genéve

Os atletas de Famalicão Carlos Osório Hilário Martins José Fernandes e António Oliveira Tonanha estiveram neste último sábado e domingo...

Arquivo

Mais Vistos