Famalicão
Direito de Resposta
Ao abrigo da Lei de Imprensa n.º2/99, de 13 de janeiro, artigos 24.º, 25.º e 26.º, a FAMATV recebeu da associação Círculo de Cultura Famalicense um pedido de Direito de Resposta a um artigo publicado em edição anterior, que aqui reproduzimos:
“Na sequência do artigo «Fama Rádio consolida-se na “1a Liga” das rádios portuguesas e Cidade hoje na “2a divisão Norte”», publicado a 27 de março de 2022 em famatv.pt, com partilha na página de Facebook do canal, e, mais tarde, a 30 de março de 2022, na edição no1554 do jornal Opinião Pública, o Círculo de Cultura Famalicense, proprietário da rádio Cidade Hoje vem, por este meio, exercer o direito de resposta ao abrigo do arto 24 da lei no 2/99 de 13 de janeiro da Lei da Imprensa por entender ter sido lesado na referida peça jornalística. 1.
Face à notícia da FamaTV / Jornal Opinião Pública, na qual a Cidade Hoje é acusada de menosprezar o resultado obtido pela Fama Rádio, cabe-nos esclarecer que a publicação da Cidade Hoje, como é facilmente comprovável, resulta de uma análise jornalística, rigorosa e factual, dos números da área definida pela Marktest como “Litoral Norte” (Vaga 1 / 2022). Mais esclarecemos que, no artigo em causa, apenas houve uma comparação entre a audiência alcançada pela Cidade Hoje (2.3%) e a Fama Rádio (inferior a 0.1%), que se justifica pelo simples facto das duas estações operarem a partir do mesmo concelho, Vila Nova de Famalicão.
2. Lamentamos que, no artigo publicado pela Fama TV e Jornal Opinião Pública, a frase “congénere famalicense (Fama Rádio) que tem uma audiência inferior a 0.1%” que foi citada da Cidade Hoje, tenha sido desenquadrada pela não inclusão de duas palavras: Litoral Norte. Desta forma, ao ser dado o enquadramento territorial, seriam evitados erros de interpretação, uma vez que os resultados que a FamaTV e o Jornal Opinião Pública decidiram apresentar no artigo são da área do Grande Porto, que não contempla o concelho de Vila Nova de Famalicão, para o qual a Fama Rádio está licenciada, e onde, efetivamente, tem menos de 0.1% de audiência.
3. Contrariamente à mensagem implícita no artigo, é correto afirmar que a Cidade Hoje é a rádio local no1 do Litoral Norte, independentemente das considerações feitas à região em estudo. A delimitação da área em analise é da única responsabilidade da Marktest. No entanto, convém referir que vários concelhos da Área Metropolitana do Porto fazem, também, parte do estudo do Litoral Norte.
4. A FamaTV / Opinião Pública faltou à verdade ao dizer que a Rádio Cidade Hoje não analisou as audiências do “Grande Porto”, pela simples razão de que não surge nesse ranking. Uma vez mais, a redação destes meios de comunicação optou por por ocultar o mais importante e que realmente deveria ser explicado: os estudos de audiência só são disponibilizados às rádios mediante o pagamento dos mesmos e, em momento algum, a Marktest adianta à estação (sem esse pagamento) se a rádio está bem ou mal posicionada no ranking. Nesta vaga, a Cidade Hoje não comprou o relatório de audiências do Grande Porto, optando por adquirir o estudo do Litoral Norte por ser representativo da audiência nos concelhos onde se estima que a rádio seja realmente mais ouvida, dada a sua natureza de Órgão de Comunicação Local. Acresce que o LITORAL NORTE é o único estudo que inclui o concelho de Vila Nova de Famalicão para o qual a Cidade Hoje e a Fama Rádio estão licenciadas.
5. No que concerne às audiências de rádio na internet, a Fama TV / Opinião Pública afirma que a Fama Rádio tem “audiências 12 vezes superiores às da sua congénere”. Em bom rigor era importante que os dados fossem esclarecidos com a indicação de onde foram retirados. Nos vários artigos apresentados pelos meios do grupo Editave, num passado recente, a informação da audiência online era retirada de um portal brasileiro (radios.com.br) que diz medir, apenas e só, os acessos das pessoas que optam por ouvir rádio através daquele site e da app RadiosNet.
6. No que concerne aos acessos aos sites da FamaTV e da Cidade Hoje, a FamaTV / Opinião Pública faz uma análise tendenciosa ao comparar, aparentemente, apenas e só, as visitas ao domínio cidadehoje.pt quando, o domínio principal é o cidadehoje.sapo.pt. Estas análises enviesadas resultam, por norma, em números que não correspondem à realidade servindo somente interesses próprios. O CÍRCULO DE CULTURA FAMALICENSE, como tem feito desde sempre, exige que as plataformas comunicacionais CIDADE HOJE respeitem a verdade e informem com rigor e não aceita que ninguém espelhe nelas comportamentos que não honrem este princípio.
António Fernando Sanguêdo Meireles,
Presidente da Direção do Círculo de Cultura Famalicense.”
-
Mundohá 1 semana
Valência: Mais de metade dos mortos nas cheias estavam em casa ou em garagens
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Colisão entre três veículos faz dois feridos na Avenida Carlos Bacelar
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Resinorte convida para oficina de construção de objetos de Natal no seu centro em Esmeriz
-
Famalicãohá 2 dias
Atenção ao tempo. Tempestade Bert traz vento muito forte e chuva intensa ao final da tarde