Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão sob “Aviso Amarelo” até às 18:00. É esperada chuva “forte e persistente”

Publicado

em

 Seis distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas zonas montanhosas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso abrange os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu e vai estar em vigor entre as 09:00 e as 18:00 de hoje.

A depressão Evelyn que vai afetar os Açores a partir de domingo vai também afetar indiretamente o estado do tempo no continente, a partir desse dia.

O IPMA emite aviso amarelo sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

O Instituto prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte e persistente, em especial no Minho e Douro Litoral.

Está também previsto vento fraco a moderado de sudoeste, por vezes forte no litoral e soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) até meio da tarde e possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima na região Norte.

Para a região sul, o IPMA aguarda céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca durante a manhã, vento fraco, temporariamente moderado do quadrante oeste durante a tarde, soprando por vezes forte nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 04 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 20 (em Faro).

No domingo e na segunda-feira, o IPMA antecipa um agravamento do estado do tempo devido à passagem da depressão Evelyn a cerca de 240 quilómetros a noroeste da ilha do Corvo (Açores).

Esta depressão tem um sistema frontal associado que começará a fazer-se sentir também em Portugal Continental no final do dia de domingo, com períodos de chuva nas regiões do litoral oeste, que se estenderão progressivamente para o interior do país, passando a regime de aguaceiros na segunda-feira, com valores acumulados na ordem dos 60 milímetros em 24 horas no Minho e Douro Litoral.

A previsão aponta também para vento do quadrante sul até 45 km/h nas terras altas e as temperaturas máximas vão baixar de forma significativa, podendo descer 5 a 6 graus Celsius nas regiões do interior na segunda-feira.

Durante a tarde de segunda-feira, a agitação marítima terá um ligeiro aumento, esperando-se ondas de oeste-noroeste com perto de 4 metros de altura significativa.

Na quinta-feira, o IPMA colocou as ilhas dos Açores sob avisos amarelos e laranja entre hoje e domingo devido à passagem desta depressão Evelyn.

Em comunicado, a Delegação Regional dos Açores do IPMA esclareceu que a depressão vai estar, pelas 12:00 de hoje (13:00 em Lisboa), centrada a cerca de 240 km do Corvo, prevendo-se que “provoque um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas na ordem dos 120 quilómetros por hora no grupo Ocidental, 110 no grupo Central e até 100 no grupo Oriental”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 3 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 4 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Câmara Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 6 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 7 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 9 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos