Siga-nos nas redes

Barcelos

Câmara da Póvoa pede inspeção a aterro sanitário de Barcelos por causa de “odores desagradáveis”

Publicado

em

A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, solicitou uma inspeção a um aterro sanitário instalado no município vizinho de Barcelos, que tem sido alvo de queixas da população pela emissão de “odores desagradáveis”, anunciou hoje o autarca poveiro Aires Pereira.

O equipamento, que está localizado na freguesia barcelense de Paradela, é gerido pela empresa Resulima, responsável pela recolha de resíduos nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, e entrou em funcionamento no início deste ano, mas, desde então, tem gerado a contestação dos habitantes das freguesias poveiras limítrofes de Rates e Laúndos.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Não iremos tolerar que no século XXI seja aberto um aterro e que este não seja operado de acordado com as licenças respetivas, nomadamente no que diz respeito à questão dos odores desagradáveis”, disse Aires Pereira.

Nesse sentido, o autarca poveiro garantiu que já entrou em contacto com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), entidade responsável pela fiscalização deste tipo de equipamentos, que, segundo Aires Pereira, “se disponibilizou para fazer uma inspeção ao local, com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA)”.

O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim lembrou, ainda, que fruto de alguma “pressão” feita autarquia, a empresa Resulima deu nota que “tomou medidas mitigadoras, nomeadamente a maior celeridade na cobertura dos resíduos e a colocação a uma nova barreira de aromatizadores que possam mitigar a saída dos cheiros”, mas não descartou a tomada de uma posição “mais dura” se o problema não for corrigido.

“Estamos a tratar do assunto ponto de vista jurídico, para que se a situação não se resolver e o aterro não operar de acordo com as condições de licenciamento, possamos tomar diligências”, garantiu Aires Pereira.

O autarca lembrou que as Juntas de Freguesia de Rates e Laúndos estão a “recolher assinaturas para no futuro, se necessário, poder sinalizar testemunhas que tenham sido afetadas por este problema”.

Este aterro de Paradela, operado pela Resulima, que começou a ser construído em 2017 e foi implementado numa área de 14 hectares, teve um custo de 28 milhões de euros, tendo sido anunciado como um equipamento moderno e tecnologicamente avançado.

O equipamento situa-se a algumas centenas de metros de um antigo aterro na freguesia de poveira de Laúndos, que depois de algumas décadas em funcionamento, foi recuperado e selado pela Lipor, empresa intermunicipal de gestão de resíduos do Grande Porto, em 2004, num investimento de 3,2 milhões de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Segunda-feira “abre a porta” a semana de chuva

A chuva está de regresso a Famalicão esta segunda-feira, dia para o qual é ainda esperada uma ligeira redução nos...

Paíshá 5 horas

Preços dos combustíveis voltam a descer esta segunda-feira

Os preços do gasóleo e da gasolina voltam a descer esta segunda-feira. A gasolina deverá descer três cêntimos por litro...

Famalicãohá 6 horas

Famalicense Maria de Fátima Cardoso lança novo livro

A autora famalicense Maria de Fátima Cardoso apresenta no próximo dia18 de maio, em Famalicão, o seu novo livro, intitulado...

Famalicãohá 7 horas

Pirilampo Mágico 2024 já está na rua: ACIP dinamiza campanha em Famalicão

A campanha do Pirilampo Mágico 2024 já está na rua e avi decorrer até 9 de junho, sendo que no...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: este domingo há desfile da Batalha das Flores no centro da cidade

O centro da cidade de Famalicão recebe esta tarde o desfile da Batalha das Flores. A iniciativa está inserida na...

Paíshá 8 horas

Suíça vence Festival da Eurovisão. Portugal fica em 10º lugar

A Suíça, com  a canção “The Code”, venceu a 68.ª edição da Eurovisão. Portugal, representado por Iolanda com a canção ...

Famalicãohá 1 dia

Rita Ribeiro em Famalicão para concerto na Fundação Cupertino de MIranda

A cantora e atriz Rita Ribeiro está em Famalicão, este sábado, para um concerto de Fados na Fundação Cupertino de...

Desportohá 1 dia

Famalicão: AD Oliveirense inaugurou a equalificação do campo de futebol cinco

A Associação Desportiva Oliveirense inaugurou, este sábado, dia 11 de maio, a requalificação do campo de futebol 5 do Estádio...

Bragahá 1 dia

De 22 a 26 de maio a Braga Romana espera receber 300 mil pessoas

Em comunicado, o município de Braga refere que os palcos estarão localizados no Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo...

Paíshá 1 dia

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir O valor do ‘jackpot’ do Euromilhões voltou a aumentar,...

Arquivo

Mais Vistos