Siga-nos nas redes

Mundo

Combustíveis: Espanhóis não “baixam os braços” e bloqueiam uma das principais avenidas de Madrid (VÍDEO)

Publicado

em

O ministro dos transportes espanhol concordou em reunir-se com os camionistas grevistas na última sexta-feira depois de terem rejeitado um pacote de apoio de mil milhões de euros destinado a amenizar os ânimos depois de uma greve de 12 dias por causa dos preços dos combustíveis que provocou uma escassez esporádica de bens.

A ministra Raquel Sanchez anunciou as medidas, que incluem um desconto de 0,20 euros por litro de combustível e um bónus de 1.200 euros, após conversações durante toda a noite com as associações de transportes.

Mas em poucas horas, o grupo não oficial de camionistas que lançou a greve a 14 de Março, e que foi excluído das conversações com o governo, rejeitou a proposta e começou a bloquear a avenida central de La Castellana, em Madrid.

“Vamos pedir-lhe que possamos trabalhar a um preço digno… Queremos garantias para podermos cobrir os nossos custos de produção”, disse o líder de protestos Manuel Hernandez aos repórteres do centro da marcha de Madrid.

Muitos dos manifestantes usavam casacos de alta visibilidade que lembravam os protestos dos “gilets jaunes” de França. Os manifestantes também bloquearam a circular costeira de Barcelona e queimaram pneus numa passagem da fronteira com Portugal.

Pouco depois do início dos protestos, a Ministra Sanchez concordou em encontrar-se com os líderes da greve, que inicialmente tinha descartado como não sendo representativos e ligados à extrema-direita.

“Nunca tive qualquer problema em reunir com eles, mas o que devemos celebrar hoje é este acordo…e é isso que vou tentar explicar-lhes esta tarde”, disse ela à emissora estatal TVE.

Sanchez disse que todas as exigências dos camionistas estavam incluídas no acordo, pelo que não havia razão para manter a greve.

“Isto parece-nos um remendo temporário que não resolve em nada o problema”, disse o protestante Juan José Moral, enquanto a multidão enfurecida marchava em direção ao ministério dos transportes.

O desconto nos preços dos combustíveis, um quarto do qual será pago pelas companhias petrolíferas, também se aplicará a outras empresas de transportes, acrescentou. Os condutores de autocarros, camiões ligeiros, ambulâncias e táxis também receberão – embora mais pequenos – bónus.

Como parte do pacote, o governo aprovará uma nova linha de linhas de crédito apoiadas pelo Estado com um congelamento de 12 meses nos reembolsos dos empréstimos, ou os chamados períodos de carência, em que as empresas são apenas obrigadas a pagar juros e não o capital de um empréstimo.

O governo não revelou o montante dos novos empréstimos de liquidez para apoiar empresas e famílias de média dimensão no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 26 minutos

Hóquei: Riba d’ Ave segue em frente na Taça de Portugal

O Riba d’ Ave Hóquei Clube fechou da melhor forma o ano de 2024, já que deu, este sábado, sequência...

Famalicãohá 2 horas

Meteorologia. Natal com sol e temperaturas baixas

Estamos a três dias do Natal e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão perde em casa contra o Farense

O Famalicão perdeu, este sábado, em casa, contra o Farense. No final, o resultado fixou-se em 1-2, em jogo da...

Desportohá 18 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 20 horas

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 21 horas

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 24 horas

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 1 dia

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 1 dia

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Famalicãohá 1 dia

Joane transforma-se em “Vila de Natal” com magia e tradição

A Vila de Joane continua a viver a magia natalícia com a programação especial de “Joane Vila de Natal”, organizada...

Arquivo

Mais Vistos