Mundo
Banda ucraniana troca guitarras por espingardas e pede a Ed Sheeran para tocar remotamente em concerto solidário (VÍDEO)
A popular banda ucraniana Antytila ofereceu-se para atuar remotamente de Kyiv no ‘Concert For Ukraine’ da próxima semana em Birmingham.
Após terem ouvido o anúncio do concerto, os membros de Antytila – que estão atualmente a lutar contra os russos na capital ucraniana, Kyiv – enviaram uma mensagem em vídeo a Ed Sheeran via Facebook para pedir para participarem no concerto remotamente a partir do seu país de origem.
“Olá Ed Sheeran, saudações de Kyiv!” escreveram eles. “Somos músicos da banda ucraniana Antytila – uma das mais populares aqui com muitos fãs na Ucrânia e em todo o mundo. Em tempo de paz, os nossos concertos enchiam os estádios”.
A guerra mudou as nossas vidas e agora estamos a lutar com armas contra os ocupantes russos. Agradecemos-vos, e a todo o povo britânico, o seu apoio. Acreditem, estamos gratos, e lembrar-nos-emos sempre, sempre, disto.
Eles acrescentaram: “Hoje tomámos conhecimento do vosso concerto de caridade para a Ucrânia, que terá lugar em Birmingham. E oferecemo-nos para fazer uma transmissão ao vivo entre Kyiv e Birmingham com Antytila a juntar-se temporariamente ao concerto remotamente.
“A nossa banda irá tocar a nossa música em Kyiv, uma cidade que não se rendeu e que nunca se renderá aos ocupantes russos.”
“Não temos medo de tocar debaixo das bombas. Através da música, queremos mostrar ao mundo que a Ucrânia é forte e inconquistável. Lutaremos e cantaremos pela vitória em frente de todo o mundo que nos apoia”.
“Por isso, a 29 de Março, estamos prontos”.
Todas as receitas de patrocínio e publicidade geradas a partir da transmissão do evento – que se espera venha a angariar mais de 3 milhões de libras – serão doadas pela ITV para o fundo DEC.
Artistas como Arcade Fire, Patti Smith e Franz Ferdinand acuaram recentemente em espetáculos de angariação de fundos na Ucrânia, enquanto o Shepherd’s Bush Empire de Londres anunciou que irá acolher “Uma Noite para a Ucrânia” esta semana.
Noutro lugar, The Cure lançou uma nova t-shirt da banda de caridade, uma vez que Massive Attack confirmou planos de vender obras de arte especiais para ajudar as vítimas da invasão da Ucrânia.
PASSOU EM DIRETO
-
Sociedadehá 1 semana
Suspeito de roubar sapatilhas na via pública detido pela PSP enquanto as usava nos pés em Matosinhos
-
Economiahá 1 semana
Desemprego jovem em Portugal “é um problema grave” que surpreende os dirigentes europeus
-
Famalicãohá 4 dias
Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios
-
Paíshá 2 dias
Mais de 2 milhões de pessoas já foram vacinados contra a gripe desde setembro