Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: PSP cria sistema para combater violência nos hospitais

Publicado

em

 A PSP revelou hoje que criou pontos oficiais de contacto em todo o país para prevenir e monitorizar a ocorrência de episódios de violência no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que no ano passado aumentaram 16%.

Inês Lemos, do departamento de operações da Polícia de Segurança Pública, avançou que no âmbito do programa de policiamento de proximidade “Saúde em Segurança” foram criados pontos oficiais de contacto da PSP em todos os concelhos onde existe esta polícia.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo aquela oficial da PSP, os agentes que integram os pontos oficiais de contacto estão hoje a receber formação, juntamente com os efetivos que a polícia tem diariamente em alguns hospitais.

Inês Lemos precisou que são 150 os polícias que estão a frequentar hoje a formação, que conta com a participação do coordenador do gabinete de segurança na saúde, médicos e representantes das cinco administrações regionais de saúde (ARS).

“Na formação são abordados os procedimentos e a forma de atuar junto dos profissionais de saúde, mas também a forma como se devem realizar as reuniões e a articulação com os pontos oficiais de contacto do SNS”, disse.

De acordo com Inês Lemos, os “grandes pontos” desta formação passam pela prevenção e monitorização dos episódios de violência, conselhos de segurança e organização do SNS”.

A oficial da PSP explicou que os pontos oficiais de contacto estão criados em praticamente todos os concelhos do país e são “pontos de ligação com o SNS, que reúnem, fazem uma articulação a nível regional e local e dão diretrizes ao efetivo”.

“Estamos a falar de polícias do norte ao sul do país e serão eles o elo de ligação não só para o SNS, como também para a PSP para levar a cabo todo esta ação e policiamento”, disse.

De acordo com a PSP, o gabinete de segurança na saúde registou 961 casos de violência em hospitais e centros de saúde em 2021, um aumento de cerca de 16% em relação a 2020.

Inês Lemos referiu que a maior parte da violência registada é psicológica, nomeadamente assédio e ameaças, e é sobretudo praticada por utentes ou familiares contra médicos, enfermeiros e assistentes.

“Em janeiro deste ano foi aprovado o plano de ação para a prevenção da violência no setor da saúde e este plano preconiza um policiamento de proximidade. Daí que a PSP tenha criado o programa Saúde em Segurança”, explicou.

A oficial da PSP acrescentou que este programa tem três fases, designadamente a formação, que está a decorrer hoje, a articulação dos pontos oficiais de contacto com o SNS e a realização de ações de sensibilização junto dos profissionais de saúde.

Inês Lemos precisou que no âmbito das ações de sensibilização os polícias integrados no programa “Saúde em Segurança” vão passar aos profissionais de saúde conceitos de segurança, formas de atuação em situações de violência e como podem organizar o consultório com mais condições de segurança.

A PSP vai ainda, durante o mês de abril, aumentar o policiamento nos hospitais e centros de saúde.

Segundo a PSP, este programa tem como principais funções “aumentar o policiamento junto das unidades de saúde e prevenir este tipo de fenómenos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Conheça os locais dos radares da PSP em maio

O dispositivo de controlo de velocidade da PSP estará nos dias 16 e 22 de maio na Estrada Nacional 14...

Paíshá 10 horas

Norte de Portugal tem o maior número de praias com Bandeira Azul. Conheça aqui a lista completa

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o...

Desportohá 11 horas

Sporting vai “avançar” por Gustavo Sá no final da época

O Sporting Clube de Portugal terá reforçado a sua apreciação das qualidades do médio ofensivo do FC Famalicão Gustavo Sá,...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Chuva intensa já chegou e deverá manter-se nas próximas horas

A chuva com mais intensidade já chegou ao concelho de Famalicão, condição que se deverá prolongar durante as próximas horas...

Bragahá 12 horas

GNR detém dois suspeitos e apreende 157,5 doses de cocaína em Fafe

A GNR de Fafe deteve, no sábado, dois homens por tráfico de droga naquele concelho do distrito de Braga, informou...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Contratempo e recuperação assinalam participação de Fábio Martins na 2.ª etapa do Troféu Norte de motocross

Fábio Martins esteve, este domingo, em Pico de Regalados, em Vila Verde, local da 2.ª disputa do Troféu Norte de...

Guimarãeshá 14 horas

Corpo de homem de 60 anos encontrado sem vida no rio Vizela em Guimarães

Um homem, com cerca de 60 anos, foi encontrado hoje morto no rio Vizela, em Guimarães, distrito de Braga, disse...

Desportohá 15 horas

Famalicão: Irmãs Inês e Mariana Silva com prestações positivas no Europeu de xadrez

As irmãs Mariana Silva e Inês Silva, campeã e vice-campeã nacional feminina de xadrez, respetivamente, estiveram na Grécia na última...

Famalicãohá 15 horas

Agroshopp com novo espaço para os patudos

A Agroshopp de Famalicão inaugurou um novo espaço. Trata-se de um Pet Spa onde os nossos amigos de quatro patas...

Desportohá 16 horas

Clube Desportivo de Lousado vai subir de divisão após vencer Série D da 1.ª Divisão da AF Braga

O Clube Desportivo de Lousado já garantiu, no último domingo, o 1.º lugar na tabela classificativa da Série D da...

Arquivo

Mais Vistos