Mundo
Vídeo mostra momento em que ‘shopping’ ucraniano é atingido com míssil. Pelo menos 6 mortos (VÍDEO)
Pelo menos seis pessoas foram mortas no bombardeamento nocturno de um centro comercial na capital ucraniana, Kyiv, disse hoje um jornalista da AFP, enquanto os socorristas vasculhavam os destroços por outras vítimas.
Seis corpos foram colocados em frente ao centro comercial de Retroville, no noroeste de Kyiv, segundo o jornalista.
O edifício de 10 andares foi atingido por uma poderosa explosão que pulverizou veículos no seu parque de estacionamento e deixou uma cratera de vários metros de largura.
O centro comercial queimado ainda estava a fumegar esta manhã. Todo o seu lado sul tinha sido destruído, assim como um centro de fitness no seu parque de estacionamento.
Pedaços torcidos de metal e outros detritos foram espalhados pela área durante centenas de metros, enquanto bombeiros e soldados procuravam as vítimas na devastação.
Durante a noite, jornalistas da AFP disseram que uma enorme explosão abalou a cidade e que os incêndios podiam ser vistos a arder no centro comercial.
Os “bombardeamentos inimigos” tinham causado incêndios em vários andares e incendiado vários carros, disseram os serviços de emergência no Facebook.
Estes divulgaram imagens de câmaras de segurança que mostram uma explosão maciça e uma nuvem seguida de uma série de pequenas explosões.
Os bombeiros retiraram pelo menos um homem coberto de poeira dos destroços , de acordo com mais vídeos divulgados pelos serviços de emergência.
Os soldados isolaram o local e disseram aos jornalistas para recuarem, alertando para o perigo das munições não explodidas, sem elaborar mais.
Os vizinhos de um bloco habitacional cujas janelas foram estilhaçadas pela explosão disseram ter visto um lançador de foguetes móvel perto do centro comercial durante vários dias antes.
Kyiv foi atingido por uma série de ataques na última semana, com um num bloco de apartamentos no domingo anterior, ferindo cinco pessoas.
O avanço da Rússia sobre Kyiv, no entanto, estagnou em grande parte. As forças de Moscovo lançam-se em lutas esporádicas a noroeste e leste, mas mal se deslocaram durante duas semanas.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Alunos da Didáxis entregam lucros da sua Caminhada Solidária à HumanitAVE
-
Regiãohá 1 semana
Projeto “Acelerar o Norte” vai ajudar empresas locais no processo de transição digital
-
Mundohá 5 dias
Valência: Mais de metade dos mortos nas cheias estavam em casa ou em garagens
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Colisão entre três veículos faz dois feridos na Avenida Carlos Bacelar