Siga-nos nas redes

Mundo

Estados Unidos convencidos de que Rússia irá sofrer “derrota estratégica”

Publicado

em

 O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou hoje estar convencido de que a Rússia irá “sofrer uma derrota estratégica” na Ucrânia, já que “fracassou nos seus principais objetivos”, desde que invadiu o país vizinho.

As declarações de Antony Blinken foram feitas durante uma conferência de imprensa conjunta com a ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, realizada em Washington.

“No final, estou absolutamente convencido de que Putin [Presidente russo] fracassará e que a Rússia irá sofrer uma derrota estratégica na Ucrânia”, afirmou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos da América (EUA).

Blinken, que acaba de regressar aos EUA depois de um périplo diplomático pela Europa, incluindo a países com fronteira com a Ucrânia onde se têm concentrado milhares de refugiados ucranianos, sublinhou que a Rússia “já fracassou nos seus principais objetivos”.

“A questão agora é saber se o Presidente [Vladimir] Putin decide ou não minimizar os prejuízos que causou a si e ao povo russo”, observou.

No entanto, tanto Antony Blinken como Liz Truss, rejeitaram a possibilidade de estabelecer uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, tal como tinha solicitado o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alegando que tal medida poderia levar a um confronto direto entre a NATO e a Rússia.

Segundo explicaram os dois governantes, “o objetivo é que termine a guerra e não que esta se prolongue”, defendendo, contudo, a “dureza e a eficácia” das sanções económicas adotadas pelo Ocidente, nomeadamente no veto à importação de petróleo proveniente da Rússia.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de mais de 2,1 milhões de pessoas para os países vizinhos – o êxodo mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 14.º dia, provocou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que poderá ser da ordem dos milhares, segundo várias fontes.

Embora admitindo que “os números reais são consideravelmente mais elevados”, a ONU confirmou hoje a morte de pelo menos 516 civis, entre os quais 41 crianças.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 32 minutos

Matrículas para crianças do pré-escolar e 1.º ano abertas a partir de hoje

As matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade começam hoje...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Homem de 79 anos ferido após atropelamento de autocarro em Joane

Um homem de 79 anos ficou ferido, na manhã desta terça-feira, após ter sido atropelado por um autocarro, na Rua...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Mercado do Livro está de regresso à Praça D. Maria II esta terça-feira

Está de regresso à Praça D. Maria II, em Famalicão, o Mercado do Livro que contará, nesta edição de 2025,...

Regiãohá 2 horas

Vila do Conde: Homem detido após mostrar nervosismo em “operação Stop”. Tinha consigo mais de 1.700 doses de haxixe

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procedeu à detenção...

Paíshá 2 horas

GNR registou quase 700 feridos nesta Operação Páscoa. 50 destes ficaram em estado grave

A GNR registou mais um morto nas últimas 24 horas nas estradas portuguesas, aumentando para cinco o número de vítimas...

Mundohá 3 horas

Vaticano divulga primeiras imagens do Papa Francisco após a sua morte

O Vaticano publicou uma série de fotografias do Papa Francisco deitado num caixão aberto. As imagens, captadas esta segunda-feira e...

Famalicãohá 3 horas

Assembleia Municipal de Famalicão assinala aniversário da Revolução de Abril com Sessão Solene

A Assembleia Municipal de Famalicão assinala, esta sexta-feira, a Revolução do 25 de Abril com uma Sessão Solene evocativa e...

Bragahá 4 horas

Líder do PS/Braga demite-se e lamenta não ser apoiado pelo partido na recandidatura à Câmara de Vizela

O líder do PS/Braga disse hoje que deixará o cargo e lamentou a decisão do partido de não o apoiar...

Paíshá 16 horas

GNR: homem de 23 anos detido ao volante de veículo furtado na Maia

Um homem de 23 anos ficou em prisão preventiva após ter sido detido na quarta-feira, em Matosinhos, por conduzir sem...

Paíshá 17 horas

Santuário de Fátima homenageia aquele que “abriu as portas da Igreja a todas as pessoas”

No Santuário de Fátima, onde o Papa Francisco, que hoje morreu, esteve por duas vezes, vários peregrinos elogiaram o líder...

Arquivo

Mais Vistos