Mundo
Segunda maior cidade da Ucrânia completamente destruída por bombardeamento russo (VÍDEO)
Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia foi devastada pelos ataques aéreos russos, lar de 1,4 milhões de pessoas e que suportou o poder de fogo de Moscovo desde o início da invasão a 24 de Fevereiro.
Ruas foram destruídas, cheias de escombros, crateras de bombas e aço torcido após pesados bombardeamentos russos, de acordo com as imagens captadas por uma equipa da Al Jazeera.
As filmagens mostram carros abandonados cheios de buracos, marcados por estilhaços e outros carros esmagados, bem como chamas ainda a arder em alguns edifícios.
“É uma cena absolutamente chocante de destruição e miséria. Estou a lutar para encontrar palavras [para descrever a situação]”, disse Charles Stratford, da Al Jazeera, a partir de Kharkiv.
“Esta rua no centro de Kharkiv mostra quão devastador tem sido o efeito dos bombardeamentos russos nesta cidade. Uma rua inteira totalmente destruída.
“Muitos destes edifícios têm neles casas de pessoas – residências privadas, apartamentos. Alguns deles ainda estão a fumegar. Uma das principais coisas que as pessoas aqui lhe dizem é que não conseguem de forma alguma compreender como um líder de um país como a Rússia poderia fazer algo assim a uma cidade como Kharkiv”, disse Stratford.
Taisa, uma pensionista de Kharkiv, ficou chocada quando andava aqui, ainda atordoada, a olhar para as empresas e casas destruídas.
“Não consigo pensar, não consigo encontrar as palavras. É bárbaro, terrível. O mundo está a tremer. Não compreendo”, disse Taisa à Al Jazeera, enxugando as suas lágrimas.
-
Paíshá 6 dias
Operação Natal e Ano Novo. Só ontem morreram cinco pessoas nas estradas portuguesas
-
Bragahá 4 dias
Arcebispo D. José Cordeiro apela à solidariedade pelo próximo nesta quadra Natalícia
-
Famalicãohá 21 horas
4.ª Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão sai para as ruas em junho
-
Desportohá 1 semana
Guarda-redes do Famalicão afastado dos relvados por tempo indeterminado após lesão num rim