Mundo
Situação em Mariupol é “catastrófica”. Novo corredor humanitário previsto para hoje

A situação na cidade Mariupol é “catastrófica”, dizem Médicos Sem Fronteiras
Um novo corredor humanitário em Mariupol deverá acontecer este domingo, a informação foi confirmada pela Câmara Municipal local.
A evacuação terá lugar a partir de três locais na cidade e será feita por autocarros municipais, que pode ser acompanhada por automóveis privados.
À semelhança do plano para este sábado, o corredor humanitário está a ser escoltado pela Cruz Vermelha.
A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) defendeu, no sábado, que é “imperativo” retirar rapidamente a população da cidade ucraniana, cercada pelo exército russo, devido à situação humanitária “catastrófica”.
“Em Mariupol, a situação é catastrófica e piora de dia para dia”, disse Laurent Ligozat, coordenador de emergências da ONG na Ucrânia.
“Hoje (sábado), já não há água; as pessoas têm enormes dificuldades de acesso a água potável e isso está a tornar-se um problema essencial. Já não há eletricidade, já não há aquecimento. A comida está a acabar, as lojas estão vazias”, descreveu o responsável da MSF, a partir da cidade de Lviv, no oeste do país.
A MSF tinha já equipas naquela cidade portuária estratégica de cerca de 450.000 habitantes antes da invasão russa da Ucrânia, na semana passada. A ONG tem ainda no terreno pessoal, que ali está retido há vários dias.

-
Paíshá 7 dias
GNR registou mais de 230 acidentes nas últimas 24 horas. Quatro pessoas feridas gravemente
-
Economiahá 5 dias
Famílias podem contar com aumento no preço da eletricidade a partir de 2026
-
Paíshá 2 dias
Maioria dos detidos na operação de Páscoa conduzia sob efeito de álcool ou sem carta
-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão volta a vencer e segura sétimo lugar