Siga-nos nas redes

Mundo

Ucrânia: Conflito é “pesada derrota para a Humanidade” – bispo das Forças Armadas

Publicado

em

O bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança considerou hoje “uma pesada derrota para a Humanidade” o atual conflito na Ucrânia, que mostra “o lado mais tenebroso da realidade, como a morte, o sofrimento de inocentes e a miséria”.

Na sua mensagem para a Quaresma, que hoje se inicia, Rui Valério escreve que a humanidade, “mais uma vez, encontra-se numa encruzilhada”, pelo que a Quaresma será vivida, “nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança, ao ritmo dos desenvolvimentos da Paz, das suas vicissitudes, dos seus avanços e recuos, das suas vitórias e atropelos”.

emissão em direto da famatv

Tal como sucedeu com a pandemia de covid-19, “também agora, nesta crise civilizacional despoletada pela invasão da Ucrânia por parte da Rússia, verifica-se a emergência das Forças Armadas e das Forças de Segurança como fatores decisivos na defesa das pessoas e na salvaguarda das suas vidas, ao mesmo tempo que geram horizontes de esperança porque se empenham a construir uma civilização assente em valores e regida pelo Direito”, escreve o bispo católico.

Rui Valério aproveita a sua mensagem hoje divulgada, para defender que, “a par de uma intensa preparação militar e estratégica, que já acontece, é também necessária uma preparação de cariz humano e espiritual, ao nível da interioridade de cada um”.

“A formação ‘do soldado’ deve andar sempre acompanhada da formação ‘da pessoa’ enquanto ser espiritual que tem, na abertura à transcendência, a sua ponta de diamante, conjuntamente com a ética e o humanismo”, sublinha.

O responsável pelo Ordinariato Castrense, lembra, por outro lado, que “a Quaresma possui o fascínio, a exigência e a urgência que caracterizam os Aprontamentos, esses períodos que antecedem e preparam as grandes Operações”.

“O fascínio reside no processo de crescimento que se opera, enquanto aperfeiçoa a pessoa, a faz progredir com novas aprendizagens, tornando-a mais forte e mais habilitada na arte da estratégia de combate ao inimigo. E o inimigo é tudo o que diminui o ser humano e o escraviza – como o pecado, o mal, os vícios, as detrações da vida”, escreve no texto dirigido à diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Segundo Rui Valério, “para as Forças Armadas e Forças de Segurança, a Quaresma tem, pois, tudo para ser um ‘tempo de Aprontamento’, na medida em que oferece a cada Militar, a cada Polícia, a cada Militarizado, a cada civil, a possibilidade de progredir na santidade, na cultura da dignidade, na vida da Graça e no humanismo cristão”.

O apelo à oração, à prática do jejum e ao acolhimento e hospitalidade é também contemplado na mensagem, na qual é anunciada a recolha de alimentos nas unidades militais para envio ao “povo mártir da Ucrânia”, enquanto a renúncia quaresmal na diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança reverterá, “por compromisso assumido já precedentemente e dificultado pela pandemia, para a construção de escolas em Bangui, na República Centro Africana”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 8 horas

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 9 horas

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 9 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Famalicãohá 12 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

Este fim de semana a Praça D. Maria II acolhe o Mercado das Famílias Interculturais, com expositores de várias nacionalidades:...

Desportohá 14 horas

GD de Joane rumo à subida

O Grupo Desportivo de Joane defronta na tarde deste sábado a equipa do Selhe. Na penúltima jornada da pró nacional...

Famalicãohá 14 horas

GNR faz mais de 350 detenções no espaço de seis dias

Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou várias operações em todo o território nacional, entre os dias 10 e 16 de maio,...

Famalicãohá 14 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

O Município de Vila Nova de Famalicão continua a celebrar a família e a diversidade cultural. A Semana da Família...

Famalicãohá 15 horas

IIV Feira das sopas em Ribeirão

O Agrupamento de escuteiros 1374 realiza, este sábado a VII Feira das Sopas. A iniciativa tem início marcado a partir...

Desportohá 1 dia

Veja os golos! FC Famalicão 1-2 Casa Pia AC

Veja aqui em baixo os golos da partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia AC a contar para...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Colheita de sangue em Joane a 26 de maio

A Escola Benjamim Salgado, na vila de Joane, recebe no dia 26 de maio mais uma colheita de sangue realizada...

Arquivo

Mais Vistos