Siga-nos nas redes

Mundo

Soldados russos choram, disparam uns contra os outros e destroem os próprios taques para parar a guerra

Publicado

em

Alguns soldados russos que lutam na guerra na Ucrânia estão em desordem depois de terem sido solicitados a “disparar contra todos”, informou o New York Times, citando um funcionário do Pentágono. O jornal disse ainda que estes soldados estão a sabotar os seus próprios veículos para evitar combates.

Um funcionário do Pentágono disse ao New York Times que um número significativo de soldados russos são jovens, mal treinados e não preparados para uma guerra em grande escala. Eles também estão a sofrer com a moral em baixo e a escassez de recursos, incluindo alimentos e combustível, disse ainda o mesmo.

Estes soldados abriram buracos deliberadamente nos seus veículos, apenas para evitar o combate, disse o relatório do NYT.

A avaliação é presumivelmente baseada nas declarações dadas por soldados russos capturados e é a razão pela qual o cordão de vários quilómetros de tanques e veículos blindados perto de Kiev esteve perto de se desmantelar nos últimos dias, acrescentou o relatório.

Mas, o funcionário do Pentágono citado pelo NYT, disse que os comandantes russos que lideram a coluna blindada podem estar a repensar os seus planos de batalha para avançar, cercar e capturar a capital ucraniana.

Uma agência de inteligência britânica divulgou mensagens de rádio interceptadas, que confirmam as alegações feitas no relatório do New York Times.

As gravações de voz, veiculadas pelo Daily Mail, revelam que as tropas russas estão a recusar obedecer às suas ordens de comando para bombardear cidades ucranianas.

A empresa de inteligência ShadowBreak divulgou 24 horas de gravações de voz desde que a invasão da guerra na Ucrânia começou no Twitter e disse que “exibe uma perturbadora falta de coordenação entre as unidades, às vezes até disparam umas contra as outras”.

Uma dessas mensagens revela uma troca tensa entre um soldado russo e seu colega no centro de comando, em que o primeiro se recusa a usar artilharia numa certa área até que os civis tenham saído.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 3 horas

Polícia Judiciária dá as boas vindas a 113 novos inspetores

 A Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ) vai receber o maior número dos 113 inspetores...

Regiãohá 4 horas

Vila do Conde: Proprietário de estabelecimento comercial detido por posse de arma proibida e estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procedeu à detenção...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Hélder Costa é o novo presidente da ACIF. Lista B vence com 191 votos

A Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão assinalou, esta terça-feira, um momento de eleição de uma nova...

Paíshá 5 horas

EN14: Duas pessoas feridas após colisão entre diversos veículos na Maia

Duas pessoas sofreram ferimentos ligeiros, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre diversas viaturas, na Estrada Nacional...

Desportohá 7 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Estoril Praia por 0-1

Esta terça-feira assinalou mais um dia de competição para a formação sub-23 do FC Famalicão, que disputou a 13.ª jornada...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Céus limpos e subida das temperaturas máximas são as previsões para esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português do...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão desenvolve o Plano de Ação para a Cultura que irá vigorar até 2030

A Câmara Municipal de Famalicão desenvolve o seu “Plano de Ação para a Cultura”, projeto que irá vigorar até 2030,...

Desportohá 9 horas

“Histórico adormecido” Tirsense preparado para “mostrar qualidade” no maior estádio de Portugal

O treinador do Tirsense, Emanuel Simões, disse hoje que a equipa vai encarar a segunda mão das meias-finais da Taça...

Paíshá 10 horas

Luto pela morte do Papa deverá coincidir com celebrações do 25 de abril diz Marcelo

O Presidente da República anunciou hoje que o luto nacional de três dias pela morte do Papa Francisco, em princípio,...

Paíshá 11 horas

Matrículas para crianças do pré-escolar e 1.º ano abertas a partir de hoje

As matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade começam hoje...

Arquivo

Mais Vistos