Siga-nos nas redes

Famalicão

Covid-19: Sete concelhos a Norte registam crescimento superior a 30% de novos casos de infeção

Publicado

em

Sete concelhos a Norte registaram, entre a última semana de novembro e primeira de dezembro, um crescimento superior a 30% de novos casos de infeção e 31 concelhos um decréscimo superior a essa percentagem, segundo o relatório da ARS-N.

O documento da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), reporta a evolução da situação epidemiológica entre a terceira semana de novembro (de 17 a 23) e a primeira semana de dezembro (de 01 a 07).

Dos vários concelhos abrangidos pela ARS-N, destacam-se sete que, entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro, registaram um crescimento de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 superior a 30%.

Sabrosa, Mesão Frio, Vila Pouca de Aguiar e Montalegre, no distrito de Vila Real, registaram uma taxa de crescimento de 140%, 100%, 94% e 34%, respetivamente.

Também Vinhais, Torre de Moncorvo e Vila Flor, no distrito de Bragança, acompanharam esta tendência.

Apesar do crescimento, os mapas do relatório da ARS-N sobre o crescimento e variação do número de novos casos de infeção a Norte refletem um maior número de concelhos a azul, isto é, municípios que contabilizaram uma diminuição.

Entre os 31 concelhos que registaram um decréscimo de novos casos de covid-19 superior a 30%, destacam-se Espinho, Arouca e Vale de Cambra, em Aveiro [onde a ARS-N abrange sete municípios], distrito que contabiliza agora um decréscimo de 22%.

Neste distrito, apenas o concelho de Oliveira de Azeméis contraria a diminuição, ao registar mais 18% de novos casos, passando de 309 na última semana de novembro para 365 na primeira deste mês.

No distrito de Braga, que contabiliza agora menos 23% de novos casos, os municípios de Vizela, Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Amares também registaram uma diminuição.

Aqui, apenas o concelho de Terras do Bouro cresceu 13% entre as duas semanas.

À semelhança dos distritos de Aveiro e Braga, também no distrito de Bragança – cuja tendência de decréscimo se fixa nos 24% – os municípios de Macedo de Cavaleiros, Alfandega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Miranda do Douro registaram menos 30% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

Também Santo Tirso, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira e Baião, no distrito do Porto, acompanharam este rumo.

No distrito do Porto, que contabiliza agora uma diminuição de 22% de novos casos, apenas Amarante contraria esta tendência, ao registar mais 28% de novos casos e passando de 209 novos casos na última semana de novembro para 268 na primeira de dezembro.

Os dez municípios de Viana do Castelo, distrito que regista agora um decréscimo de 29%, diminuíram o número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, destacando-se Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Melgaço, Vila Nova de Cerveira e Caminha.

Já no distrito de Vila Real, que totaliza menos 20% de novos casos de infeção, também os municípios de Alijó, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Boticas e Chaves registaram menos 30% do número de novos casos.

Segundo o relatório, Chaves é o concelho que apresenta a maior taxa de incidência, com a mesma a fixar-se nos 2.363 casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.

A Chaves sucedem-se os municípios de Mondim de Basto, Vila Pouca de Aguiar, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Armamar, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Esposende.

Nestes nove concelhos a incidência é superior a 1.300 casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, sendo que a média da região Norte se fixa agora nos 930 casos.

Portugal contabiliza pelo menos 5.192 mortos associados à covid-19 em 332.073 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 2 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 3 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Câmara Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 5 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 5 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 7 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos