Siga-nos nas redes

País

Investigadores da FMUP desenvolvem projeto que “liberta” doentes ligados a ventiladores

Publicado

em

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revelou hoje ter desenvolvido um projeto de suporte ventilatório não invasivo que permitiu adaptar um ventilador a um sistema portátil de fácil transporte.

Desta forma, segundo os investigadores, os doentes que sofrem de uma incapacidade respiratória grave podem recuperar uma vida normal, com mobilidade e autonomia, sem necessidade de ficarem “presos” a uma cadeira de rodas ou a uma cama por não terem “fôlego” para se movimentarem sem o ventilador.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Este sistema de ventilação portátil foi testado e a sua eficácia e segurança foram comprovadas num estudo publicado na revista mundial de medicina física e de reabilitação American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores submeteram 18 pacientes a um estudo clínico, no qual tiveram de realizar um teste de caminhada de seis minutos, com e sem o auxílio do ventilador portátil.

O coordenador da investigação, Miguel Gonçalves, explica, em comunicado, que o procedimento consistiu em adaptar o ventilador portátil com bateria interna a uma mochila, ou a um carrinho, de maneira a ser transportado facilmente pelos doentes que dependem 24 horas por dia de suporte ventilatório mecânico para sobreviverem.

“Verificámos que, sem este suporte não invasivo, nenhum dos pacientes conseguiu completar o tempo de teste e alguns deles nem conseguiam iniciar a caminhada”, mas com o ventilador portátil “todos eles terminaram o percurso com sucesso e sem complicações.”

Segundo o docente da FMUP, os resultados, além de comprovarem a eficácia deste sistema na marcha, são a garantia clínica de que “os doentes com graves limitações ventilatórias não precisam de ficar condenados a viver numa cadeira de rodas para transportar o seu ventilador”.

Tiago Pinto, fisioterapeuta e também autor deste projeto, recorda que os doentes testados tinham um nível de funcionalidade muito baixo.

“Eram pessoas que até tinham força nas pernas, mas que não tinham capacidade ventilatória para caminhar. Tinham uma vida sedentária, raramente saíam de casa e alguns deles até andavam em cadeira de rodas”, constata.

Ao começarem a caminhar com o ventilador para todo o lado, os investigadores verificaram que os doentes foram ganhando mais autonomia, mais qualidade de vida e mais confiança.

A insuficiência ventilatória grave é uma condição em que se verifica uma fraqueza/paralisia dos músculos respiratórios, o que não lhes permite fazer uma adequada ventilação dos pulmões.

É o caso de doentes que dependem de uma máquina para respirar mais do que 16 horas por dia.

Além dos dois investigadores já mencionados, o estudo contou com a colaboração do pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto João Carlos Winck.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 minutos

Famalicão: Chuva regressa na próxima segunda-feira

A chuva deverá regressar a Famalicão, já na próxima segunda-feira, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 59 minutos

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda apresenta o Dia da Revolução pelos olhos de Mário Cesariny

A exposição “Mário Cesariny: em todas as ruas te encontro”, patente na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, tem agora...

Bragahá 1 hora

Professor na Póvoa de Lanhoso detido por suspeita de 2 mil crimes de abuso de crianças

Um professor do 1.º Ciclo na Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos...

Paíshá 2 horas

Autoridades apelam ao bom comportamento do público durante o Rali de Portugal

O Automóvel Club de Portugal (ACP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) apelaram hoje ao bom comportamento dos adeptos ao...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão espera “máximas” de 29.º graus esta sexta-feira

Famalicão espera, nesta quinta-feira um dia de sol embora com céus nublados e “máximas” próximas dos 30.º graus, de acordo...

Desportohá 3 horas

WRC Rally de Portugal 2024: Imagens do segundo dia de reconhecimentos em Fafe

Último dia de reconhecimentos no WRC Rally de Portugal. A Fama Rádio leva-o até à Catedral dos Desportos Motorizados onde...

Bragahá 4 horas

Sacos forrados com alumínio para roubar em lojas: “Gang” do Norte recusa falar em Tribunal

Sete dos oito suspeitos de dezenas de furtos em lojas comerciais do Norte e Centro do país, entre 2019 e...

Famalicãohá 4 horas

Peregrinos de Fátima garantem vitalidade: “Há grupos com muita gente nova”

A quatro dias do início da peregrinação de 12 e 13 de maio, são muitos os peregrinos que, principalmente do...

Famalicãohá 5 horas

GD Natação de Famalicão conquista múltiplas medalhas de ouro e prata no Torneio Masters ANNP

Os atletas que integram o escalão Masters da equipa do GN Natação de Famalicão estiveram em evidência, neste que foi...

Regiãohá 7 horas

Rest Day Festival regressa a Santo Tirso com mais de 80 atividades este fim de semana

O Rest Day Festival regressa a Santo Tirso no sábado e domingo com mais de 80 atividades que promovem o...

Arquivo

Mais Vistos