Siga-nos nas redes

País

Ordem dos Enfermeiros defende que vacinas sejam administradas exclusivamente por enfermeiros

Publicado

em

Face à possibilidade de ocorrerem reações alérgicas como as registadas em dois casos no Reino Unido, a Ordem dos Enfermeiros reiterou hoje a necessidade de a vacinação contra a covid ser realizada por enfermeiros em unidades de saúde.

As autoridades de Saúde britânicas emitiram hoje um alerta para que pessoas com um histórico de alergias severas não tomem a vacina da Pfizer contra a covid-19, depois de dois profissionais terem sofrido uma reação anafilática após a toma de vacina.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE), esta situação, que é conhecida apenas um dia após o Reino Unido ter iniciado a administração a vacina a idosos e profissionais de saúde, vem reiterar a sua posição sobre a necessidade de esta nova vacina ser administrada apenas por enfermeiros.

Para a OE, qualquer profissional que não seja enfermeiro ou médico deve ser afastado do plano de vacinação contra a covid-19 ou de qualquer outra vacina.

“Trata-se de uma vacina nova que, tal como a OE tem vindo a alertar, é geradora de potenciais reações adversas. Os espaços físicos para a administração de vacinas não podem ser, por exemplo, farmácias”, defende a Ordem dos Enfermeiros em comunicado, adiantando que as reações anafiláticas são uma consequência possível de qualquer vacina, e não apenas desta nova vacina em particular, pois qualquer pessoa pode sofrer de alergias não conhecidas.

A solução, defende a OE, é garantir as condições de segurança adequadas no processo de administração e monitorização, e esta é uma competência dos enfermeiros, que são os profissionais habilitados.

“Os enfermeiros estão preparados e reúnem as competências para contribuir para o sucesso do plano da vacinação contra a covid em todo o mundo, que começa na mensagem de segurança transmitida aos cidadãos: vacine-se em segurança, vacine-se com um enfermeiro numa unidade de saúde pública, privada ou do setor social”, advoga a OE.

Duas pessoas que foram vacinadas na terça-feira com a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech desenvolveram uma reação alérgica pelo que os reguladores britânicos recomendam que esta deve ser evitada em pessoas com histórico clínico de alergias graves.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês) emitiu o alerta para todos aqueles que já tiveram reações alérgicas graves a medicamentos, alguns alimentos ou outra vacina no passado.

Os reguladores britânicos da saúde e medicamento pedem também que os centros onde as vacinas estão a ser administradas tenham instalações adequadas para atender aos afetados em caso de algum tipo de reação.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo O último balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.192 pessoas dos 332.073 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 44 minutos

Meios de combate a incêndios florestais reforçado a partir desta quarta-feira

Os meios de combate a incêndios florestais vão ser reforçados a partir de hoje, passando a estar no terreno 11.293...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Mouquim realiza Mostra Comunitária este sábado

Mouquim realiza este sábado (18 de maio), a sua Mostra Comunitária, um evento dirigido à comunidade que pretende mostrar o...

Paíshá 2 horas

Colisão rodoviária em cadeia envolve três veículos na Trofa

Três veículos estiveram envolvidos, na manhã desta quarta-feira, numa colisão rodoviária em cadeia na Trofa. Tudo aconteceu na Estrada Nacional...

Desportohá 2 horas

Famalicão: “Caminhada Solidária” e “Trail Kids” para apoiar APPACDM realiza-se este domingo

Realiza-se este domingo uma “Caminhada Solidária”, cujos fundos angariados irá reverter a favor da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Recebe “Marcha Pela Paz e Liberdade” a 29 de maio

Famalicão recebe, no dia 29 de maio (quarta-feira) a “Marcha Pela Paz e Liberdade ONU” um evento promovido pelo Agrupamento...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Futebolista de Lousado vai disputar eliminatória da Liga dos Campeões

O futebolista famalicense Luís Carlos Veloso Pereira, conhecido por Luca Pereira, natural de Lousado, prepara-se para disputar os jogos referentes...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Idosa caída dentro de habitação resgatada com recurso a plataforma elevatória dos bombeiros

Uma mulher idosa sofreu uma queda na sua residência em Calendário, acabando por ficar imóvel e impedida de abrir a...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: 12 detidos e centenas de doses de droga apreendidas

Um grupo de 12 indivíduos foi detido pela PSP, em Famalicão, no decurso de um processo em investigação pelo crime...

Bragahá 16 horas

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa animam São João de Braga este verão

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Pedro Alves eleito como Vice-Presidente Distrital do Chega

O núcleo bracarense do partido Chega levou a cabo a eleição dos membros da sua Comissão Política Distrital, resultando na...

Arquivo

Mais Vistos