Siga-nos nas redes

Economia

Bloco de Esquerda: “O pior de tudo seria andarmos a pagar a TAP e no fim ficarmos sem ela”

Publicado

em

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje que tornar a TAP mais pequena pode ser “um erro extraordinário”, considerando que o pior que podia acontecer era o Estado investir na companhia e no fim ficar sem ela.

“O pior de tudo seria andarmos a pagar para termos a TAP e no fim ficarmos sem ela. Sim, seguramente que teremos de investir na TAP para podermos ter uma companhia aérea no futuro”, defendeu Catarina Martins, acrescentando que a posição portuguesa reve reger-se tendo em conta a ponderação entre o investimento a fazer e a dimensão da companhia de que o país precisa.

Em declarações aos jornalistas à margem de uma reunião com a Associação de Comerciantes do Porto, Catarina Martins defendeu que Portugal “não pode abdicar de um instrumento de soberania como é a TAP” e que “não deve ceder à pressão europeia para limpar a TAP com muito dinheiro público, ao mesmo tempo que despede muita gente”, para depois “ser uma companhia barata e pequenina para uma qualquer Lufthansa poder assumi-la”.

Para o Bloco de Esquerda, que se reúne esta tarde com o Governo para discutir o plano de reestruturação, no parlamento, o documento deve assegurar “uma TAP com capacidade” para responder às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e garantir a coesão territorial do país.

“Não vale cortar tanto na TAP por causa da crise, que quando a crise passar, o país precise de uma TAP e não a tenha. (…) Tornar a TAP pequena de mais pode ser um erro extraordinário para o nosso país”, defendeu.

Para Catarina Martins, “Portugal tem de lutar por uma TAP que cumpra o seu papel” e que “responda à população e ao país”.

Questionada sobre se o país corre o risco de ver a TAP transformar-se num Novo Banco, a bloquista sublinhou que a instituição em causa não é do Estado português, considerando que foi vendida a “um fundo abutre”.

“O que é preciso é ter uma estratégia para uma reestruturação da TAP que mantenha com capacidade, que mantenha uma companhia aérea de bandeira, exatamente para não ser um Novo Banco. Novo Banco é gastar muito dinheiro para depois entregar a alguém que o Estado português não controla”, rematou.

O Governo esteve reunido em Conselho de Ministros extraordinário na noite de terça-feira, para apreciar o plano de reestruturação da TAP, que será entregue à Comissão Europeia no dia 10, último dia do prazo.

O plano prevê o despedimento de 500 pilotos, 750 tripulantes de cabine e 750 trabalhadores de terra, a redução de 25% da massa salarial do grupo e do número de aviões que compõem a frota da companhia, divulgaram os sindicatos que os representam.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 47 minutos

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 1 hora

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 2 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Câmara Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 4 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 4 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 6 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Brufe presta homenagem aos Ex-Combatentes este domingo

A freguesia de Brufe celebra, este domingo, o Dia do Ex-Combatente, um momento dedicado a homenagear aqueles que serviram as...

Arquivo

Mais Vistos