Siga-nos nas redes

País

Ministra da Justiça: Portugal ainda desconhece Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia

Publicado

em

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, afirmou hoje que subsiste em Portugal um “relativo desconhecimento sobre a relevância e aplicabilidade” da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (UE), que cumpre hoje o seu 20.º aniversário.

Francisca Van Dunem falava no âmbito de uma conferência, organizada pela Comissão Europeia e pela Agência dos Diretos Fundamentais da União Europeia (FRA), de celebração do 20.º aniversário da Carta, assinada a 07 de dezembro de 2000.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Subsiste um relativo desconhecimento sobre a relevância e a aplicabilidade da Carta [dos Direitos Fundamentais da UE], que também se estende à generalidade dos cidadãos portugueses”, sublinhou a ministra da Justiça.

Frisando que “Portugal reconhece que há um caminho a fazer” e que se “compromete a trabalhar para garantir o enraizamento da Carta na cultura cívica portuguesa”, Van Dunem justificou o desconhecimento por considerar que “o respeito pelos direitos previstos na Carta está, no essencial, assegurado” pela Constituição da República Portuguesa.

“Uma explicação possível para esta realidade tem a ver com o facto de a Constituição da República Portuguesa – que é de 1976 e quebra com um regime autoritário –, embora seja muito anterior à Carta, consagra um catálogo muito extenso e abrangente dos direitos fundamentais que praticamente replica o conjunto dos direitos previstos na Carta”, frisou Van Dunem.

A ministra da Justiça referiu ainda que, ainda que o grau de implementação da Carta se mantenha “aquém do seu potencial”, recentemente surgiram indicações de que “esta realidade está a progressivamente a mudar” em Portugal.

Nesse âmbito, Francisca Van Dunem adiantou que a implementação da nova Estratégia para reforçar a aplicação da Carta – apresentada pela Comissão Europeia na semana passada, e que prevê que a Carta seja “aplicada em todo o seu potencial” na UE – será um “tema prioritário” da presidência portuguesa do Conselho da UE, que começa a 01 de janeiro.

“A nossa ambição, logo desde o início, é a implementação da nova estratégia, seguindo o seu seguimento como um tema prioritário. Tendo em conta o papel fundamental dos Estados nesta matéria, e respondendo ao convite da Comissão nesse sentido, é nossa intenção conseguir adotar as conclusões do Conselho que abranjam as várias dimensões de aplicação da Carta nos Estados-membros que estão inscritas na estratégia”, frisou Van Dunem.

A ministra da Justiça falava junto da comissária com a pasta dos Valores e Transparência, Vera Jourova, que sublinhou que a nova estratégia da Comissão prevê que os cidadãos “tenham conhecimento dos seus direitos” e que saibam “a quem é que podem recorrer quando os seus direitos são violados”.

“Queremos focar-nos no fortalecimento da implementação da Carta nos nossos Estados-membros, queremos dar apoio àqueles que implementam a Carta para que ela se torne uma realidade para as pessoas”, salientou Jourova.

Já Koen Lenaerts, presidente do Tribunal de Justiça da UE, realçou que, desde a implementação da Carta, houve uma “maior visibilidade” na UE sobre a questão dos direitos fundamentais, tendo 15% dos processos registados pelo Tribunal sido diretamente relacionados com a “interpretação da Carta”.

A conferência “Reforçar a Carta da UE” onde participava a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi organizada no âmbito do 20.º aniversário da Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

O documento procurava, na altura, harmonizar o conjunto de legislações e convenções dos Estados Membros e de organizações internacionais relacionadas com os direitos humanos, numa única carta, que se tornou legalmente vinculativa em 2009.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 1 hora

GD ESTORIL X FC FAMALICÃO – EM DIRETO – JORNADA 31 – PRIMEIRA LIGA PORTUGUESA

ESTORIL X FC FAMALICÃO – Acompanhe a Jornada 31 da Primeira Liga Portuguesa com a Fama Rádio. 34′ Estoril Praia:...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Vem aí uma segunda-feira sem chuva e máximas de 18.º graus

Famalicão espera uma segunda-feira sem chuva, embora com céus nublados, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco recebe Bandeira da Ética

A candidatura do projeto “#aeccbplogging” do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), em Famalicão,  à certificação da Bandeira da...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Maria José Gonçalves reeleita presidente do Bombeiros de Riba de Ave

Maria José Gonçalves foi reeleita, esta sábado, como presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de...

Famalicãohá 7 horas

Ymotion lança 10ª edição com novidades para os mais jovens

Este sábado foi lançada a décima edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, numa apresentação guiada pelo...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Escuteiros de Ruivães celebram 50 anos e inauguram nova sede

O Agrupamento de Escuteiros de Ruivães inaugurou, este domingo, a sua nova sede, que é resultado da recuperação de um...

Famalicãohá 8 horas

BV Famalicenses reuniram sete corpos de bombeiros do país em desafio competitivo

Decorreu, este sábado, o “1º Firerescue Extreme Challenge” dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, uma prova organizada pela Seção Desportiva e Cultural...

Desportohá 8 horas

Famalicão: Pedro Almeida foi terceiro no CPR do Rali D’Aboboreira

O piloto famalicense Pedro Almeida terminou o Rali D’Aboboreira, disputado este fim de semana, no terceiro lugar entre os pilotos...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Escola D. Sancho I vence Concurso das Olimpíadas de Educação Financeira

Os estudantes da turma do curso profissional de Logística da Escola Secundária D. Sancho I, em Famalicão,  foram os vencedores...

Desportohá 10 horas

FC de Famalicão defronta hoje o Estoril. Armando Evangelista quer um jogo que dignifique o clube

O Futebol Clube (FC) de Famalicão desloca-se este domingo ao Estoril Praia para o jogo da 31ª jornada da I...

Arquivo

Mais Vistos