Siga-nos nas redes

Região

Centro Hospitalar do Alto Ave condenado por não esclarecer riscos de cirurgia

Publicado

em

O Supremo Tribunal Administrativo condenou o antigo Centro Hospitalar do Alto Ave a pagar 16.175 euros a uma paciente que, em 2004, foi operada a um nódulo na tiroide e ficou com paralisia da corda vocal direita.

Por acórdão de 16 de dezembro, hoje consultado pela Lusa, o tribunal considera que o centro hospitalar não cumpriu o seu dever de informar e esclarecer a paciente acerca dos potenciais riscos que envolviam aquela intervenção, pelo que aquela não pôde emitir um “consentimento informado válido e eficaz” para a realização da cirurgia.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) era constituído pelos hospitais de Guimarães e Fafe, mas este último saiu entretanto, depois de a sua gestão ter sido devolvida à Santa Casa da Misericórdia.

Em 2015, a designação do CHAA foi alterada para Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães.

A cirurgia em questão no processo agora sentenciado pelo Supremo Tribunal Administrativo teve lugar em 20 de maio de 2004, no Hospital de Fafe.

Após a cirurgia, a paciente passou a ter dificuldade em comer alimentos sólidos e secos, por engasgamento fácil, e a sentir dificuldade em dosear o ar que inspira e expira, principalmente enquanto fala, carrega pesos e realiza esforços.

Dificuldade em controlar o refluxo faringolaríngeo e crises frequentes de falta de ar, tosse e sensação de engasgamento foram outras das consequências da cirurgia.

Tudo por ter sofrido paralisia da corda vocal direita em posição paramediana, com fenda glótica posterior, lesões que têm caráter permanente.

O tribunal deu como provado que a lesão nervosa laríngea é um risco descrito na cirurgia da tiroide, mas considerou que o hospital não informou devidamente a paciente acerca desse risco.

Para o tribunal, a decisão da paciente de se submeter à intervenção cirúrgica derivou fortemente do facto de a mesma, erradamente, ter feito corresponder o tumor que tinha a um cancro e de nenhum risco lhe haver sido comunicado pelo médico como possível vir a ser produzido.

A doente pedia uma indemnização superior a 85 mil euros, mas na primeira instância o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga condenou o hospital em apenas 1.000 euros.

O Tribunal Central Administrativo do Norte confirmou os 1.000 euros mas a paciente recorreu para o Supremo, que, por maioria, fixou a indemnização em 16.175 euros.

A Lua tentou ouvir o Hospital de Guimarães, mas ainda sem sucesso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 17 minutos

Famalicão: Nuno Melo garante nunca ter proposto recrutamento militar de “pessoas em cumprimento de pena” ou “delinquentes”

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido “24 horas de realidade paralela” por causa de “uma...

Famalicãohá 45 minutos

Famalicão recebe apresentação de livro de fotos do 25 de Abril de Alfredo Cunha

O fotografo Alfredo Cunha apresenta, esta sexta-feira o seu mais recente livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, criado em...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Atropelamento faz um ferido na Avenida do Brasil

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira na Avenida do Brasil. O...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: cidade vai ter pilaretes automáticos para impedir trânsito automóvel em zonas interditas

A Câmara de Famalicão vai colocar pilaretes em algumas zonas do centro urbano para disciplinar a circulação e o estacionamento...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Fradelos convida para encontro de motards e cerimónia de Benção de Capacetes a 11 de maio

O coletivo Motinhas de Fradelos realiza, no dia 11 de maio (sábado) a sua um evento inserido nas celebrações da...

Famalicãohá 3 horas

Fé e espiritualidade leva 110 pessoas a pé de Famalicão a Fátima

No próximo domingo, dia 5 de maio, um grupo de 110 pessoas parte, a pé, de Famalicão até Fátima.  Em...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Muitos querem Gustavo Sá mas a cláusula é de 50 milhões lembra Miguel Ribeiro

Com o final em vista de mais uma época da I Liga cresce o interesse pelo médio do FC Famalicão...

Famalicãohá 4 horas

IX Expedição a Marrocos do CAF – As dificuldades dos últimos dias revelaram um grupo muito unido e sempre a sorrir (fotos)

A caminhar para o final da aventura marroquina, as duas últimas etapas da IX Expedição do CAF, foram bastante difíceis...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Rodrigo Pereira e Francisco Silva conquistam medalhas de ouro pela Seleção Nacional de Natação

Os atletas do GD Natação de Famalicão Rodrigo Pereira e Francisco Silva conquistaram ambos medalhas de ouro no Campeonato Dual...

Póvoa de Varzimhá 6 horas

DJ Padre Guilherme e D. Jorge Ortiga oferecem disco da JMJ ao Papa Francisco

Padre Guilherme, DJ e pároco das freguesias de Amorim e Laúndos, da Póvoa de Varzim e o Arcebispo Emérito de...

Arquivo

Mais Vistos