Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Marcelo afirma que processo de vacinação irá demorar “vários meses”

Publicado

em

O Presidente da República desaconselhou hoje “expectativas excessivas” quanto à vacinação, referindo que esse processo levará “vários meses”, mesmo para os grupos prioritários, e defendeu que “toda a facilidade é errada e toda a prevenção é imperativa”.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou este alerta numa comunicação ao país, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, em que anunciou a renovação do estado de emergência até 23 de dezembro, com a perspetiva do seu prolongamento até 07 de janeiro.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“O que se sabe acerca de vacinas, nomeadamente das duas primeiras a aguardarem aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (AEM) confirma o que aqui disse a 20 de novembro: a sua chegada a todos os portugueses que a queiram receber, sem exclusão de ninguém, muito menos por guetos de idade, obedece a calendários prolongados no tempo”, disse.

O chefe de Estado salientou que “é, pois, uma matéria de vários meses, não de dias ou de semanas, mesmo para os projetados grupos prioritários”.

“É bom que isto fique claro para que se não criem expectativas excessivas e, portanto, desilusões imediatas. Logo, toda a facilidade é errada e toda a prevenção é imperativa, ao longo de dezembro como no arranque de 2021”, acrescentou.

O atual estado de emergência teve início no dia 24 de novembro e termina às 23:59 da próxima terça-feira, 08 de dezembro. Esta renovação tem efeitos a partir das 00:00 de quarta-feira, 09 de dezembro.

De acordo com a Constituição, este quadro legal que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, não pode durar mais de 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “o período de renovação do estado de emergência hoje decretado termina em cima do Natal, na noite do dia 23, aconselhando – e foi esse o entendimento de partidos, do Governo, da Assembleia da República – que se trace já o que se perspetiva para além do dia 23, ou seja, por um mês, a concluir no dia 07 de janeiro de 2021”.

Contudo, ressalvou que “não se trata de deixar de cumprir a Constituição da República Portuguesa, que obriga a períodos máximos de 15 dias para estado de emergência e suas renovações” e que “antes de dia 23 haverá, como deve haver e sempre tem havido, iniciativa do Presidente da República, audição dos partidos, parecer do Governo, autorização da Assembleia da República e decreto do Presidente da República”.

A atual renovação do estado de emergência foi hoje aprovada na Assembleia da República com votos a favor de PS e PSD, abstenções de BE, CDS-PP e PAN e votos contra de PCP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.

Este é o sexto decreto de estado de emergência de Marcelo Rebelo de Sousa na atual conjuntura de pandemia. Este quadro legal vigorou durante 45 dias entre 19 de março e 02 de maio, e foi novamente declarado passados seis meses, estando em vigor desde 09 de novembro.

Em Portugal, já morreram 4.803 pessoas com covid-19, num total de 312.553 casos de infeção confirmados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 7 horas

Concentração de pólen na atmosfera deverá aumentar a partir de segunda-feira

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado...

Famalicãohá 8 horas

Sol e “máximas” quase nos 30.º graus regressam na próxima semana

Depois de uma semana com previsões de chuva diárias, os céus mais limpos e tempo mais quente deverá regressar a...

Desportohá 8 horas

Hóquei: FAC recebe Benfica este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputa, este sábado a partida referente à 26.ª jornada do...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Nuno Melo garante nunca ter proposto recrutamento militar de “pessoas em cumprimento de pena” ou “delinquentes”

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido “24 horas de realidade paralela” por causa de “uma...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão recebe apresentação de livro de fotos do 25 de Abril de Alfredo Cunha

O fotografo Alfredo Cunha apresenta, esta sexta-feira o seu mais recente livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, criado em...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Atropelamento faz um ferido na Avenida do Brasil

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira na Avenida do Brasil. De...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: cidade vai ter pilaretes automáticos para impedir trânsito automóvel em zonas interditas

A Câmara de Famalicão vai colocar pilaretes em algumas zonas do centro urbano para disciplinar a circulação e o estacionamento...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Fradelos convida para encontro de motards e cerimónia de Benção de Capacetes a 11 de maio

O coletivo Motinhas de Fradelos realiza, no dia 11 de maio (sábado) a sua um evento inserido nas celebrações da...

Famalicãohá 11 horas

Fé e espiritualidade leva 110 pessoas a pé de Famalicão a Fátima

No próximo domingo, dia 5 de maio, um grupo de 110 pessoas parte, a pé, de Famalicão até Fátima.  Em...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão: Muitos querem Gustavo Sá mas a cláusula é de 50 milhões lembra Miguel Ribeiro

Com o final em vista de mais uma época da I Liga cresce o interesse pelo médio do FC Famalicão...

Arquivo

Mais Vistos