País
Presidente da República decreta renovação do estado de emergência até 23 de dezembro
Para permitir medidas de contenção da epidemia de covid-19, o Presidente da República decretou hoje a renovação do estado de emergência em Portugal por mais 15 dias, até às 23:59 de 23 de dezembro.
“Decretei a renovação do estado de emergência para o período a iniciar às 00:00 de dia 09 e a terminar às 23:59 de dia 23 de dezembro”, anunciou Marcelo Rebelo de Sousa, numa comunicação ao país, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa.
O atual estado de emergência teve início no dia 24 de novembro e termina às 23:59 da próxima terça-feira, 08 de dezembro. Esta renovação tem efeitos a partir das 00:00 de terça-feira, 24 de novembro.
De acordo com a Constituição, este quadro legal que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, não pode durar mais de 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal.
Para o decretar, o Presidente da República tem de ouvir o Governo, que deu parecer favorável na quinta-feira, e de ter autorização da Assembleia da República, que foi dada hoje, com votos a favor de PS e PSD, abstenções de BE, CDS-PP e PAN e votos contra de PCP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.
-
Famalicãohá 1 semana
GNR: 714 infrações de trânsito e mais de 80 acidentes registados no distrito de Braga na última semana
-
Barceloshá 1 semana
Mau tempo: Queda de árvore derrubou postes elétricos em Barcelos
-
Paíshá 5 dias
Faleceu Arlindo Fagundes ilustrador da coleção de livros “Uma Aventura”
-
Economiahá 2 dias
Operadoras de telecomunicações proibidas de cobrar pela portabilidade de números este ano