Siga-nos nas redes

País

ESCLARECIMENTO: Autotestes permitidos em restaurantes e outros eventos até 02 de janeiro

Publicado

em

Em comunicado, a tutela esclarece que esta possibilidade se enquadra no âmbito das medidas adicionais adotadas pelo Governo para contenção da pandemia e aprovadas na terça-feira em Conselho de Ministros.

São igualmente admitidos o comprovativo de teste PCR com uma antecedência de 72 horas e o comprovativo de teste rápido de antigénio (TRAg) com uma antecedência de 48 horas.

“Os três tipos de testes referidos serão, pois, admitidos, nos termos das decisões tomadas para o período de contenção de contactos, no acesso a estabelecimentos turísticos ou de alojamento local e a eventos de qualquer natureza (com exceção de celebrações religiosas)”, é referido na nota.

Estes três tipos de teste serão também admitidos nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 01 de janeiro no acesso a restaurantes e estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar ou celebrações autorizadas de Ano Novo.

O gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido, esclarece que “estas alternativas visam diversificar as opções disponíveis ao alcance da população num momento excecional e de elevada procura” de testes.

O Governo aprovou na terça-feira um conjunto de medidas para controlar a pandemia de covid-19, tendo em conta a ameaça da nova variante Ómicron, que pode ser responsável por cerca de 90% das infeções no final do ano.

Decididas num Conselho Ministros que decorreu em Lisboa, estas medidas surgem cerca de um mês depois de o Governo ter, em 25 de novembro, aprovado uma estratégia de prevenção e combate à pandemia, que o surgimento recente da Ómicron obrigou a atualizar.

Entre as medidas anunciadas estão a antecipação do período durante o qual o teletrabalho é obrigatório, determinando que este regime vigora a partir das 00:00 do dia 25 de dezembro, e o encerramento de creches e ateliês de tempos livres (ATL), que estava previsto para a “semana de contenção” entre 03 e 09 de janeiro.

O encerramento de discotecas e bares com espaço de dança que o Governo definiu para o território continental na primeira semana de janeiro vai ser também antecipado, entrando em vigor a partir das 00:00 de sábado e prevendo apoios às empresas.

Passa a ser obrigatório um teste negativo para o acesso a hotéis e estabelecimentos de alojamento local a partir das 00:00 de 25 de dezembro, assim como para eventos empresariais e ainda festas familiares, como casamentos ou batizados.

O acesso a eventos desportivos e culturais dependerá também da apresentação de teste negativo ao coronavírus, independentemente do número de espetadores.

Foi também determinado que a lotação dos espaços comerciais vai passar a estar limitada a uma pessoa por cada cinco metros quadrados para evitar ajuntamentos que acontecem na semana a seguir ao Natal para trocas de presentes.

Os ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas são proibidos na passagem de ano, assim como o consumo de bebidas alcoólicas nestes espaços públicos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 minutos

Famalicão: Homem detido por conduzir com carta de condução apreendida

Elementos da Polícia de Segurança Pública de Famalicão procederam à detenção de um homem de 54 anos de idade, pelo...

Paíshá 18 minutos

Homem de 56 anos que furtava em residências detido pela GNR na Maia

A Guarda Nacional Republicana da Maia procedeu à detenção de um um homem de 56 anos por furto numa residência...

Famalicãohá 19 minutos

Magia e Diversão: O Natal Brilha em Famalicão!

A época natalícia ganha vida em Famalicão, onde a Aldeia de Natal encanta pessoas de todas as idades com momentos...

Famalicãohá 53 minutos

Famalicão: Passeio Motard de Reis encerra época festiva em Fradelos

O coletivo motard “Fumarentas do Asfalto” da freguesia de Fradelos, em Famalicão, convidam a comunidade para o seu Passeio de...

Paíshá 1 hora

GNR e PSP já iniciaram a sua operação de Natal e Ano Novo

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciaram esta quarta-feira, o reforço do patrulhamento durante...

Famalicãohá 2 horas

Lions Clube de Famalicão entregou mais de 600 quilos de alimentos à Associação Dar as Mãos

O núcleo famalicense do Lions Clube procedeu, esta quarta-feira, à entrega de 600 quilos em produtos alimentares à Associação de...

Desportohá 2 horas

Guarda-redes do Famalicão afastado dos relvados por tempo indeterminado após lesão num rim

O guarda-redes do Famalicão Ivan Zlobin vai ficar afastado por “tempo indeterminado”, anunciou o clube, esta quarta-feira, referindo-se a uma...

Famalicãohá 2 horas

Coindu de Arcos de Valdevez encerra esta quinta-feira após 36 anos de trabalho

A fábrica da Coindu, instalada há 36 anos em Arcos de Valdevez para, na quinta-feira a laboração, deixando sem emprego...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos complica trânsito do final da tarde em Seide

Complicações na circulação do trânsito estão a ser registadas no final da tarde desta quarta-feira, em Seide, no concelho de...

Regiãohá 17 horas

GNR constitui um arguido por recetação de um veículo roubado, em Vila do Conde

A Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Matosinhos, constituiu como arguido um homem de 51...

Arquivo

Mais Vistos