País
Crianças não inscritas podem vacinar-se esta tarde nos centros de vacinação
As crianças de nove, dez e onze anos que não estão inscritas para a vacinação desta faixa etária, que decorre este fim de semana, podem dirigir-se aos centros de vacinação para serem vacinadas.
A novidade foi anunciada, esta manhã de sábado, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. “As crianças com nove, dez e onze anos que não se autoagendaram podem dirigir-se aos centros de vacinação para serem vacinadas durante a tarde”, disse o governante, no fim de uma visita ao Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde acompanhou o arranque da vacinação das crianças.
Em Gondomar, nas primeiras duas horas foram vacinadas 300 crianças, metade das 600 que estavam inscritas para este sábado. Para domingo estão registadas cerca de 700. O horário de funcionamento termina às 14 horas.
Após o anúncio do governante, Cristina Pascoal, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Gondomar, disse ao JN que iam “operacionalizar” o processo, mas não garantiu que o centro de vacinação alargasse o horário de funcionamento.
Durante a manhã, os menores que se dirigiram ao Multiusos de Gondomar, sem agendamento realizado, podiam esperar e receber a primeira dose contra a covid-19.
Questionado sobre o facto de só 27% das crianças entre os nove e os 11 anos terem a vacinação agendada, tal como avança o JN na edição deste sábado, o secretário de Estado afirma que “as datas estão publicitadas”, podendo esta faixa etária ser ainda imunizada durante os próximos fins de semana.
“Não vamos misturar adultos com crianças”, referiu aos jornalistas.
Centros fechados no Natal e Ano Novo
Lacerda Sales recordou as 2,3 milhões de doses de reforço administradas em Portugal e o idêntico número de vacinas da gripe, para considerar que a situação do país não justificaria ter os centros de vacinação abertos nos dois próximos fins de semana, o de Natal e o de Ano Novo.
“Por uma questão de respeito, é importante que os profissionais de saúde possam ter este descanso”, disse Lacerda Sales. “Sabemos que é uma época em que as pessoas querem juntar-se e passar tempo com a família”, disse, ainda, no fim da visita ao centro de vacinação instalado no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
O governante defendeu que os “os portugueses têm motivos para estar orgulhosos”, já que a adesão da vacinação dos adultos à terceira dose não está aquém das expectativas. “Ainda antes do dia 19 de dezembro, superamos o objetivo que tínhamos de 1,5 milhões de doses [de reforço]”, acrescentou.
Mais testes à covid-19
Uma preocupação, no entanto, manifestada pela ministra da Saúde, em conferência de Imprensa na sexta-feira. Marta Temido disse ter começado a sentir-se esta semana “alguma rarefação” na adesão entre os mais idosos.
Após o anúncio de Marta Temido de que seriam disponibilizados mais testes gratuitos à covid-19 – neste momento, são quatro por mês -, Lacerda Sales disse que a quantidade “é uma decisão que ainda não está tomada”, mas que será conhecida “brevemente”. “Depende do processo de mercado, da oferta e da procura”, explicou.
Sobre a falta de testes, o governante admitiu que “pode haver dificuldades de mercado”. “Estamos a fazer um esforço enorme”, disse, apontando para uma média diária de 140 mil testes realizados por dia.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: CITEVE levou inovações da impressão 3D em têxteis até à Alemanha
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Paróquia de Joane celebra o Magusto este sábado com muita animação
-
Desportohá 4 dias
Famalicão: 3.º Passeio de Enduro Solidário de Vermoim realiza-se a 07 de dezembro
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: Vale S. Martinho abre as portas do seu Mercadinho de Natal a 01 de dezembro