Siga-nos nas redes

País

Crianças não inscritas podem vacinar-se esta tarde nos centros de vacinação

Publicado

em

As crianças de nove, dez e onze anos que não estão inscritas para a vacinação desta faixa etária, que decorre este fim de semana, podem dirigir-se aos centros de vacinação para serem vacinadas.

A novidade foi anunciada, esta manhã de sábado, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. “As crianças com nove, dez e onze anos que não se autoagendaram podem dirigir-se aos centros de vacinação para serem vacinadas durante a tarde”, disse o governante, no fim de uma visita ao Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde acompanhou o arranque da vacinação das crianças.

Em Gondomar, nas primeiras duas horas foram vacinadas 300 crianças, metade das 600 que estavam inscritas para este sábado. Para domingo estão registadas cerca de 700. O horário de funcionamento termina às 14 horas.

Após o anúncio do governante, Cristina Pascoal, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Gondomar, disse ao JN que iam “operacionalizar” o processo, mas não garantiu que o centro de vacinação alargasse o horário de funcionamento.

Durante a manhã, os menores que se dirigiram ao Multiusos de Gondomar, sem agendamento realizado, podiam esperar e receber a primeira dose contra a covid-19.

Questionado sobre o facto de só 27% das crianças entre os nove e os 11 anos terem a vacinação agendada, tal como avança o JN na edição deste sábado, o secretário de Estado afirma que “as datas estão publicitadas”, podendo esta faixa etária ser ainda imunizada durante os próximos fins de semana.

“Não vamos misturar adultos com crianças”, referiu aos jornalistas.

Centros fechados no Natal e Ano Novo

Lacerda Sales recordou as 2,3 milhões de doses de reforço administradas em Portugal e o idêntico número de vacinas da gripe, para considerar que a situação do país não justificaria ter os centros de vacinação abertos nos dois próximos fins de semana, o de Natal e o de Ano Novo.

“Por uma questão de respeito, é importante que os profissionais de saúde possam ter este descanso”, disse Lacerda Sales. “Sabemos que é uma época em que as pessoas querem juntar-se e passar tempo com a família”, disse, ainda, no fim da visita ao centro de vacinação instalado no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O governante defendeu que os “os portugueses têm motivos para estar orgulhosos”, já que a adesão da vacinação dos adultos à terceira dose não está aquém das expectativas. “Ainda antes do dia 19 de dezembro, superamos o objetivo que tínhamos de 1,5 milhões de doses [de reforço]”, acrescentou.

Mais testes à covid-19

Uma preocupação, no entanto, manifestada pela ministra da Saúde, em conferência de Imprensa na sexta-feira. Marta Temido disse ter começado a sentir-se esta semana “alguma rarefação” na adesão entre os mais idosos.

Após o anúncio de Marta Temido de que seriam disponibilizados mais testes gratuitos à covid-19 – neste momento, são quatro por mês -, Lacerda Sales disse que a quantidade “é uma decisão que ainda não está tomada”, mas que será conhecida “brevemente”. “Depende do processo de mercado, da oferta e da procura”, explicou.

Sobre a falta de testes, o governante admitiu que “pode haver dificuldades de mercado”. “Estamos a fazer um esforço enorme”, disse, apontando para uma média diária de 140 mil testes realizados por dia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 44 minutos

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 3 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Brufe presta homenagem aos Ex-Combatentes este domingo

A freguesia de Brufe celebra, este domingo, o Dia do Ex-Combatente, um momento dedicado a homenagear aqueles que serviram as...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Projeto para troca de livros da Biblioteca Municipal decorre até 30 de novembro

Decorre na Biblioteca Municipal de Famalicão, até ao dia 30 de novembro, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro,...

Economiahá 4 horas

Preço do gasóleo vai aumentar 2,5 cêntimos na segunda-feira. Gasolina também sobe

Com a chegada de mais uma semana, chegam também novas indicações quanto à oscilação do preços dos combustíveis para a...

Paíshá 4 horas

Médicos alertam para o aumento de casos de Vírus Sincicial Respiratório em crianças

Os hospitais reportaram desde o final de setembro 35 casos de internamento de crianças até aos 2 anos pelo Vírus...

Paíshá 5 horas

PSP registou 69 mortos e mais de 49 mil acidentes rodoviários entre janeiro e outubro

A PSP registou até 31 de outubro deste ano 49.012 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 69 mortos, mais cinco do...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Chega debate aspectos da “cultura woke” em mais uma jornada política esta sexta-feira

O núcleo famalicense do partido Chega lança o convite à comunidade para participar em mais uma das suas jornadas políticas,...

Paíshá 6 horas

Homem que matou agente municipal em França detido pela PJ na Póvoa do Lanhoso

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, na Póvoa do Lanhoso, um homem de 25 anos procurado internacionalmente pelas autoridades francesas...

Arquivo

Mais Vistos