Siga-nos nas redes

País

Conservas Ramirez vive surto de covid-19 após jantar entre funcionários em Matosinhos

Publicado

em

O administrador da fábrica de Conservas Ramirez, em Matosinhos, afirmou hoje que estão confirmados 11 casos de covid-19 na conserveira e que o surto teve origem num jantar “entre alguns funcionários e pessoas externas”.

A propósito da denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB), Manuel Ramirez afirmou que o surto de covid-19 teve origem num jantar entre alguns funcionários da fábrica, do qual a administração “desconhecia”.

“Terá havido um jantar entre colegas e externos da empresa de uma determinada área que a administração desconhecia”, disse.

Segundo o administrador, o surto foi detetado depois de um funcionário da conserveira ter apresentado sintomas, “situação que foi logo comunicada ao delegado de saúde” e que resultou na testagem dos 220 funcionários no dia 7 de dezembro.

“Foram detetados 11 casos de covid-19 e todas as pessoas estavam vacinadas”, afirmou, acrescentando que os funcionários se “encontram bem”.

Manuel Ramirez disse ainda que a 9 de dezembro, os funcionários voltaram a realizar testes antigénio, não tendo sido detetado “nenhum caso”.

“Amanhã [terça-feira] vamos fazer novamente testes PCR por uma questão de precaução”, disse, acrescentado que a fábrica tem cumprido e implementado todas as normas de segurança e higiene.

“Nunca baixámos a guarda”, observou, desmentindo a denúncia feita hoje pelo sindicato.

Numa nota enviada hoje, o SINTAB refere, tendo por base uma denúncia feita por trabalhadores da conserveira, que “o número de casos confirmados é já superior a 30”.

Segundo o sindicato, os funcionários garantem que “o início deste surto se verificou há cerca de duas semanas e que, ao invés de terem sido promovidas medidas de contenção, alguns quadros dirigentes optaram ainda por participar nos habituais jantares de confraternização da quadra natalícia, de onde se desconfia ter resultado uma ainda maior potenciação do contágio generalizado”.

“Se, na passada terça-feira, estavam identificados 12 casos positivos de contágio, a falta de medidas extraordinárias, e um novo jantar de Natal (já depois de se ter sinalizado o da semana anterior) rapidamente elevaram os números para mais de 30, ao dia de hoje”, detalha o comunicado do SINTAB.

A estrutura regional deste sindicato refere ainda que “só hoje, com a anulação dos testes rápidos que a empresa ia fazer, e com o agendamento para amanhã de uma iniciativa de testagem universal com testes PCR, é que se identifica uma intervenção coordenada das autoridades de saúde”.

“Esta é a evidência da gestão economicista que o SINTAB tem vindo a denunciar desde o início da crise pandémica, em que a segurança e a saúde dos trabalhadores tem sido sempre colocada em segundo plano, em todo o setor da alimentação que, fruto dos confinamentos, tem assistido a um aumento considerável das encomendas, maioritariamente nas massas alimentícias e conservas, inerente ao grande crescimento do consumo doméstico”, remata o sindicato.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 16 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 17 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros

A Câmara de Famalicão lançou, esta quinta-feira, a concurso, a obra de requalificação do centro de saúde da cidade. A...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Resinorte convida para oficina de construção de objetos de Natal no seu centro em Esmeriz

A Resinorte, entidade dedicada à valorização e tratamento de resíduos sólidos, leva a cabo, nesta Semana Europeia da Prevenção de...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: CDU lamenta afastamento da ACIF na organização do Natal 2024

Uma delegação da CDU reuniu com a direção da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), na quinta-feira da semana...

Paíshá 20 horas

Trabalhadores do INEM querem deixar de fazer transporte de utentes entre hospitais

A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte...

Arquivo

Mais Vistos