Siga-nos nas redes

País

João Redeiro sofre queda aparatosa após a sua chegada ao tribunal

Publicado

em

João Rendeiro entrou na sala B do segundo andar do Tribunal de Verulam, Durban, com uma queda aparatosa, ao tropeçar na passagem para o banco dos réus.

Um dos membros da sua equipa de defesa pegou-lhe por um braço e levantou-o do chão para uma audiência que começou às 11:40 (09:40 em Lisboa) e durou cerca de 15 minutos.

Os dois trocaram algumas palavras, breves, e quando todos se levantaram ao ser anunciada a entrada do juiz, o ex-banqueiro ainda verificava no braço se tinha mazelas da queda.

Rendeiro entrou de camisa polo cor-de-rosa de manga curta e com uma pequena mochila que manteve sempre ao seu lado no banco dos réus.

Em inglês, João Rendeiro disse, ao ser questionado pelo juiz, que entendia as acusações que o procurador expunha e mais não referiu, nem no banco dos réus, nem à saída, quando questionado por um jornalista: “está arrependido?”.

Sempre com máscara facial, como todos ali presentes por causa da covid-19, Rendeiro saiu da sala à qual voltará na terça-feira, regressando à esquadra de North Durban, a 18 quilómetros do tribunal, e onde partilha uma cela com outras duas pessoas, disse hoje à Lusa uma fonte próxima do ex-banqueiro.

As declarações do procurador, juiz e defesa dificilmente se conseguiam ouvir nos bancos reservados para o público, onde se iam acumulando jornalistas portugueses – aos quais o juiz chegou a pedir calma “por estarem a perturbar” a audiência.

O alarme social em Portugal estava ali refletido e a ele fez referência o Ministério Público para defender a prisão de Rendeiro.

A defesa tem outros planos e apresentou um requerimento para pedir a libertação do ex-banqueiro sob fiança.

O juiz respondeu com o adiamento da sessão até terça-feira às 11:00, na mesma sala B, para cada parte se preparar e expor os argumentos.

João Rendeiro saiu conduzindo por dois guardas do tribunal poucos minutos antes de o juiz dar a audiência por encerrada.

À saída, a defesa de Rendeiro escusou-se a prestar declarações, mas a porta-voz do Ministério Público sul-africano disse claramente que se vão opor ao pedido da defesa, devido ao historial do ex-banqueiro.

“O procurador opõe-se, obviamente, por causa da condenação em Portugal”, referiu Natasha Ramkisson, porta-voz da National Prosecuting Authority (NPA), o Ministério Público sul-africano.

Este pedido de fiança é um processo em si, que se inicia amanhã e sobre o qual o juiz vai ouvir argumentos para depois decidir, o que a porta-voz espera que aconteça ainda esta semana.

A extradição será outro assunto, a seguir, esclareceu, mas isso não impede que vá sendo processado entre os dois países, concluiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 39 minutos

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Famalicãohá 54 minutos

Famalicão: Brufe presta homenagem aos Ex-Combatentes este domingo

A freguesia de Brufe celebra, este domingo, o Dia do Ex-Combatente, um momento dedicado a homenagear aqueles que serviram as...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Projeto para troca de livros da Biblioteca Municipal decorre até 30 de novembro

Decorre na Biblioteca Municipal de Famalicão, até ao dia 30 de novembro, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro,...

Economiahá 2 horas

Preço do gasóleo vai aumentar 2,5 cêntimos na segunda-feira. Gasolina também sobe

Com a chegada de mais uma semana, chegam também novas indicações quanto à oscilação do preços dos combustíveis para a...

Paíshá 2 horas

Médicos alertam para o aumento de casos de Vírus Sincicial Respiratório em crianças

Os hospitais reportaram desde o final de setembro 35 casos de internamento de crianças até aos 2 anos pelo Vírus...

Paíshá 3 horas

PSP registou 69 mortos e mais de 49 mil acidentes rodoviários entre janeiro e outubro

A PSP registou até 31 de outubro deste ano 49.012 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 69 mortos, mais cinco do...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Chega debate aspectos da “cultura woke” em mais uma jornada política esta sexta-feira

O núcleo famalicense do partido Chega lança o convite à comunidade para participar em mais uma das suas jornadas políticas,...

Paíshá 4 horas

Homem que matou agente municipal em França detido pela PJ na Póvoa do Lanhoso

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, na Póvoa do Lanhoso, um homem de 25 anos procurado internacionalmente pelas autoridades francesas...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Arquivo

Mais Vistos