País
Portugal: Idade da reforma deve chegar aos 68 anos até 2050
A idade da reforma em Portugal deverá aumentar em cerca de dois anos até 2050, atingindo nessa altura 68,4 anos, prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no relatório “Pensions at a Glance 2021” divulgado esta quarta-feira.
Portugal é um dos sete países da OCDE que tem a idade de acesso à reforma indexada à evolução da esperança média de vida, tal como a Dinamarca, a Estónia, Grécia, Finlândia, Itália e os Países Baixos, indica o relatório da OCDE.
De acordo o documento, em Portugal, onde a idade legal de reforma aumenta em dois terços do aumento da esperança média de vida, o acréscimo será de “cerca de dois anos” para quem entrar no mercado de trabalho aos 22 anos de idade e se aposentar após uma carreira completa, sem redução da pensão.
A idade normal da reforma em Portugal subirá assim dos 66,42 anos em 2021 para 67,5 anos em 2035, atingindo 68,37 anos em 2050, estima a organização.
Já para os trabalhadores que tenham de interromper a vida ativa por desemprego terão de se aposentar um ano depois do que os trabalhadores com carreira completa para não sofrerem cortes na pensão.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão espera fim de semana de sol e “máximas” de 15 graus
-
Paíshá 7 dias
PSP: Homem de 29 anos arrombou porta de restaurante para furtar ‘tablets’ no Porto
-
Desportohá 5 dias
Sub-23 do FC Famalicão empatam por 1-1 frente ao Leixões SC
-
Desportohá 2 dias
10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia