Guimarães
Cortejo do Pinheiro em Guimarães volta a ser cancelado

As Festas Nicolinas não terão este ano o tradicional cortejo do Pinheiro, que teria lugar na próxima segunda-feira, dia 29, devido à situação sanitária.
A Proteção Civil tomou a decisão, por unanimidade, de interditar a realização do cortejo do Pinheiro, numa reunião que aconteceu esta sexta-feira.
O enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau. É o número mais conhecido das Festas Nicolinas e o que mais pessoas atrai a Guimarães.
Neste dia os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas reúnem-se e jantam pelos restaurantes do centro de Guimarães. Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde.
Depois do repasto concentram-se no Cano, junto ao Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos “Toques Nicolinos”. No fim do cortejo o Pinheiro é erguido ao alto ao fundo do Largo República do Brasil, ao lado da Igreja de São Gualter.
Desde há vários anos, outras pessoas juntam-se aos nicolinos, vimaranenses da cidade e de outros pontos do concelho, mas também gente de outras partes do país
O cancelamento, levou alguns “nicolinos” protestar em frente à Assembleia Municipal de Guimarães, na noite de sexta-feira, contra o anúncio do cancelamento do cortejo do Pinheiro, face ao aumento de casos de covid-19 na região. A PSP foi chamada por precaução

-
Desportohá 1 semana
AF Braga: Árbitro agredido por por guarda-redes durante jogo nas Taipas abandona recinto
-
Paíshá 1 semana
Nuno Melo enaltece papel das Forças Armadas na apreensão de 6,5 toneladas de cocaína em submarino
-
Paíshá 6 dias
Gaia / Afurada: Familiares procuram homem de 64 anos desaparecido desde a madrugada de domingo
-
Guimarãeshá 3 dias
Pevidém: Colisão entre camião e ligeiro faz dois feridos e deixa trânsito cortado