Siga-nos nas redes

País

Aulas só recomeçam a 10 de Janeiro mas os exames mantêm-se

Publicado

em

As aulas no ensino superior estarão suspensas na primeira semana de janeiro, mas alunos e professores vão poder continuar a deslocar-se às instituições para realizar exames presenciais, segundo uma recomendação do Ministério do Ensino Superior.

O Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) emitiu na quinta-feira uma recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de calamidade decididas em Conselho de Ministros e que entram em vigor em 1 de dezembro.

Entre outras medidas, o Governo aprovou um alargamento do período de férias de Natal para todas as crianças e jovens e a reabertura das escolas apenas em 10 de janeiro.

As atividades letivas e não letivas presenciais estarão também suspensas no ensino superior, mas o MCTES recomenda às instituições que seja garantida “a autorização das deslocações de estudantes, docentes, investigadores e colaboradores para as instituições, incluindo as necessárias para realização de exames presenciais no período de 2 a 9 de janeiro de 2022”.

Nas instituições onde não estão previstas atividades de avaliação, a tutela recomenda um prolongamento do período de interrupção letiva de Natal e Ano Novo também para essa semana, que deverá depois ser compensado posteriormente, à semelhança do que ficou já definido para o ensino obrigatório, com menos dias de férias na Páscoa e no Carnaval.

Entre 2 e 9 de janeiro de 2022, o MCTES recomenda “teletrabalho obrigatório sempre que seja compatível com as funções desempenhadas pelos trabalhadores”.

O Ministério voltou a recomendar às instituições que continuem a promover as medidas de distanciamento social, a utilização obrigatória de máscaras nas instalações, as regras de distanciamento físico em cantinas, bares e outros locais de consumo de refeições.

A limpeza, segurança, higiene e desinfeção, assim como a promoção de campanhas de testagem e de estudos imunológicos com base em rastreios serológicos são outras das recomendações da tutela.

Na sequência da reavaliação da situação epidemiológica no país, e do seu agravamento nas últimas semanas, o Conselho de Ministros de 25 de novembro aprovou um conjunto de medidas extraordinárias que têm por objetivo limitar a propagação da pandemia e proteger a saúde pública.

Além da suspensão das aulas e do teletrabalho obrigatório durante a primeira semana de janeiro, o Governo definiu ainda o regresso da obrigatoriedade de máscaras nos espaços fechados e a apresentação do certificado digital para frequentar espaços como restaurantes e ginásios.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 23 minutos

Meteorologia: Famalicão espera sol, céus limpos e máximas de 13 graus esta sexta-feira

Famalicão espera uma sexta-feira de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: novos parques verdes do Pelhe e de Sinçães Norte arrancam no próximo ano

A Câmara de Famalicão vai arrancar no próximo ano com a construção do Parque de Pelhe e do Parque Urbano...

Famalicãohá 2 horas

GNR deteve homem de Famalicão suspeito traficar cocaína e heroína na zona do Porto

Uma operação da GNR de Santo Tirso levou militares desta força a Famalicão e ao Bairro do Lagarteiro, no Porto,...

Famalicãohá 3 horas

Mau tempo: deslizamento de terras provoca estragos em Joane

Um deslizamento de terras na noite desta quarta-feira, em Joane, inundou ruas de lama e de detritos, que chegaram também...

Paíshá 3 horas

Iniciativa “Ligue Antes, Salve Vidas” já retirou mais de 300 mil doentes não prioritários das urgências dos hospitais

Cerca de 350 mil doentes foram retirados das urgências hospitalares desde que o projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’, que obriga...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: O Grupo Motard Vale Sobre Rodas quer “Fazer as Crianças Sorrir” neste Natal

O Natal é tempo de partilha, de união e de pequenos gestos que fazem uma grande diferença. Inspirados por este...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Município promove campanha de separação dos biorresíduos

A Câmara Municipal renova a promoção da sua campanha de separação de biorresíduos “Vamos Tratar do Resto”. Visando sensibilizar a...

Paíshá 6 horas

Região Norte tem o maior número de freguesias para desagregar. Conheça aqui a lista completa

O grupo de trabalho parlamentar sobre a desagregação de freguesias validou 124 propostas de desagregação de uniões de freguesia, o...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Homem detido por conduzir com carta de condução apreendida

Elementos da Polícia de Segurança Pública de Famalicão procederam à detenção de um homem de 54 anos de idade, pelo...

Paíshá 7 horas

Homem de 56 anos que furtava em residências detido pela GNR na Maia

A Guarda Nacional Republicana da Maia procedeu à detenção de um um homem de 56 anos por furto numa residência...

Arquivo

Mais Vistos