Siga-nos nas redes

Famalicão

Escola de circo de Famalicão dá formação de artes em Cabo Verde

Publicado

em

O Instituto Nacional de Artes de Circo (INAC) português vai dar formação em circo em Cabo Verde, com o objetivo de ajudar o país a criar a sua própria escola para ensinar esta arte.

Este é um dos objetivos de uma visita que o co-diretor-geral de Relações Internacionais do INAC, André Borges, está a realizar a Cabo Verde, esperando criar parcerias para implementar a formação de artes de circo no arquipélago.

“O INAC tem todo o interesse em ajudar o Circo Crioulo e o grupo Enigma a estabelecer aqui um espaço de formação. O objetivo final é haver uma escola de circo, um espaço de formação em circo em Cabo Verde”, afirmou Borges.

Com sede na freguesia de Ribeirão, em Famalicão, André Borges é um dos diretores do INAC que já constatou que Cabo Verde tem o Circo Crioulo e o grupo de animação Enigma e a ideia é capacitar o grupo e cativar novos jovens para a arte.

“Numa fase inicial a ideia é trazer formadores do INAC para Cabo Verde para dar formação, tanto a quem já faz circo, para que possa formar com qualidade, como a jovens e grupos específicos, para desenvolver um mercado de interesse cá”, especificou Borges, esperando contribuir para o desenvolvimento das artes de circo no país africano.

Segundo o mesmo responsável, está igualmente na forja levar o grupo Enigma a Portugal para ter uma formação intensiva.

“Inicialmente há várias hipóteses e o objetivo final é criar aqui uma escola de circo”, reforço André Borges, que já fez uma apresentação do INAC no Mindelo, ilha de São Vicente, onde esteve no âmbito do Festival Internacional de Teatro Mindelact, que terminou segunda-feira.

O mesmo responsável manteve contactos com várias instituições e personalidades e hoje participa num encontro, na cidade da Praia, capital do país, com apoio do Centro Cultural Português e parceria da Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas cabo-verdiana.

De tudo o que já viu e ouviu, o representante destacou a excelência da aptidão física dos cabo-verdianos, com facilidades na acrobacia, considerando que isso deve ser complementado com o ensino profissional e uma formação artística.

No fim de semana realizou-se uma oficina na cidade da Praia, ministrada pelo artista cabo-verdiano Gaspar Ribeiro, formado no INAC, e destinado ao grupo Enigma.

O INAC é a primeira estrutura de formação circense no norte de Portugal, que visa estimular a formação de jovens artistas de circo contemporâneo de alto nível técnico e artístico.

Além do risco, da poesia e do humor, é na excelência técnica e no virtuosismo que se apoiam as várias formas de circo atual.

O instituto tem como primeira missão formar artistas, capazes de uma abordagem pluridisciplinar que assegure o surgimento e a afirmação das novas estéticas.

As várias disciplinas específicas do circo como o malabarismo, ‘clown’, equilibrismo, aéreo e acrobacia, e a sua inter-relação com outras formas artísticas, nomeadamente o teatro e a dança constituem o alicerce pedagógico da proposta formativa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 5 minutos

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 48 minutos

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 2 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Brufe presta homenagem aos Ex-Combatentes este domingo

A freguesia de Brufe celebra, este domingo, o Dia do Ex-Combatente, um momento dedicado a homenagear aqueles que serviram as...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Projeto para troca de livros da Biblioteca Municipal decorre até 30 de novembro

Decorre na Biblioteca Municipal de Famalicão, até ao dia 30 de novembro, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro,...

Economiahá 3 horas

Preço do gasóleo vai aumentar 2,5 cêntimos na segunda-feira. Gasolina também sobe

Com a chegada de mais uma semana, chegam também novas indicações quanto à oscilação do preços dos combustíveis para a...

Paíshá 4 horas

Médicos alertam para o aumento de casos de Vírus Sincicial Respiratório em crianças

Os hospitais reportaram desde o final de setembro 35 casos de internamento de crianças até aos 2 anos pelo Vírus...

Paíshá 4 horas

PSP registou 69 mortos e mais de 49 mil acidentes rodoviários entre janeiro e outubro

A PSP registou até 31 de outubro deste ano 49.012 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 69 mortos, mais cinco do...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Chega debate aspectos da “cultura woke” em mais uma jornada política esta sexta-feira

O núcleo famalicense do partido Chega lança o convite à comunidade para participar em mais uma das suas jornadas políticas,...

Paíshá 5 horas

Homem que matou agente municipal em França detido pela PJ na Póvoa do Lanhoso

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, na Póvoa do Lanhoso, um homem de 25 anos procurado internacionalmente pelas autoridades francesas...

Arquivo

Mais Vistos